Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

epidemia mata

Governo confirma a segunda morte por gripe suína em SP; é a 4ª no país

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou na noite desta terça-feira a segunda morte em consequência da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1) no Estado. É a quarta no país --outras duas foram registradas no Rio Grande do Sul.


Em nota, a secretaria informou que a vítima é um homem de 28 anos, que morreu no último dia 10 no Hospital de Clínicas de Botucatu. Ele começou a apresentar os sintomas --febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal-- no dia 1 de julho.

O homem, que não teve o nome divulgado, procurou o serviço médico no dia 4 e foi internado. O quadro clínico se agravou e ele foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no dia 7. O paciente não resistiu e morreu três dias depois.

De acordo com a Secretaria da Saúde, uma investigação preliminar aponta que o paciente teve contato com argentinos e chilenos que estavam no Brasil.

Balanço

O Ministério da Saúde divulga semanalmente o balanço sobre os casos da doença no país. De acordo com o último boletim, divulgado na última sexta-feira (10), o Brasil tem 1.027 casos confirmados da doença.

São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os Estados com maior número de pessoas contaminadas.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet