Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Será necessário 6 meses para controlar ebola, diz Médicos Sem Fronteira

A organização humanitária MSF (Médicos Sem Fronteiras) advertiu nesta sexta-feira (15) que o surto de ebola avança mais rápido do que os esforços para detê-lo e que serão necessários cerca de seis meses para controlá-lo. "Nos próximos seis meses deveremos colocar sob controle a epidemia.


Esta é minha intuição", disse a presidente da MSF, Joanne Liu, em uma coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira em Genebra (Suíça).

A presidente argumentou que a chave para estabilizar a situação é a Libéria, país onde o número de mortes se acelerou nos últimos dias.

— Estamos perante uma total falência das infraestruturas. Trata-se apenas da ponta do icebergue.

A MSF está presente nos três países mais afetados: Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. A ONG tem na região 692 pessoas, incluindo 72 estrangeiros.

Número de vítimas foi subestimado

Funcionários da Organização Mundial da Saúde que trabalham no combate ao surto de Ebola na África Ocidental têm evidências de que o número de casos e mortes registrados "subestima imensamente a magnitude do surto", disse a agência da ONU em sua página na Internet nesta quinta-feira (14). Os números reais do surto podem ser maiores do que os casos registrados até agora.

O mais recente número de mortos do pior surto de Ebola da história está em 1.069, divulgado na quarta-feira, com 1.975 casos confirmados, prováveis e suspeitos, de acordo com a agência. A grande maioria foi registrada na Guiné, Serra Leoa e Libéria, com quatro mortes também na Nigéria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet