Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Obama: “Os Estados Unidos precisam lutar contra o ebola agora ou enfrentarão riscos no futuro”

De acordo com o presidente americano, o vírus poderá atingir os EUA se não for contido


Em entrevista para a emissora americana NBC neste domingo (7), o presidente americano Barack Obama declarou que os Estados Unidos precisam ajudar mais intensivamente a controlar o surto de ebola na África Ocidental, que já matou 1200 pessoas em cinco países. A ideia é evitar que ele se torne uma crise global, pois poderia, um dia, atingir os americanos.

No programa "Meet the Press", o presidente disse que é muito improvável que o vírus chegue aos Estados Unidos a curto prazo. Porém, se Washington e outras potências não enviarem urgentemente equipamentos, funcionários de saúde pública e outros recursos para a região, pode haver consequências no futuro.

— Se não fizermos um esforço hoje, e o vírus se espalhar não apenas pela África mas por outras regiões do mundo, há a possibilidade de o ebola sofrer mutações. Isso faria com que ele se tornasse mais facilmente transmissível. O que poderia vir a ser um sério perigo para os Estados Unidos.

Na semana passada, a ONU declarou que cerca de US$ 600 milhões (R$ 1,3 bilhão) em ajuda humanitária eram necessários na África Ocidental.

O novo surto de ebola começou em março na Guiné e, desde então, se espalhou pela Libéria e Serra Leoa. Casos também foram registrados na Nigéria e no Senegal. Até o momento, ainda não há tratamentos ou vacinas aprovados para curar a doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet