Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado e Município decidem plano de controle da tuberculose

Um plano de controle da tuberculose no Sistema Prisional será construído pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá. A contenção da doença vinha sendo debatida e um  “Relatório de Ação do Grupo Técnico de Tuberculose no Sistema Prisional”, elaborado entre as Instituições, foi apresentado nesta quarta-feira (10). 

 

A Sejudh já vê possibilidade de adquirir um aparelho de raios-X portátil, de testes rápidos molecular da tuberculose, além de um microscópio, que irá reforçar no tratamento e prevenção da doença. “O plano de controle elaborado para Cuiabá, a partir dessa reunião, servirá de inspiração para o interior do estado”, assinalou  Dovina de Figueiredo da Gerência de Saúde da SES.

 

A efetivação desse programa de controle da tuberculose nas unidades prisionais é resultado do estreitamento de relações entre as secretarias, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Possas de Carvalho. Participaram da elaboração do  relatório o gerênte de Saúde, Osano José Delgado; do Programa Municipal de Controle da Tuberculose SMS-Cuiabá, Fabrício Fabian; Dorvina de Figueiredo e Vanessa Lopes, da Gerência de Saúde da SES; Luciana Da Costa e Simone Escudero, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose SES/MT.

 

Partciparam ainda da reunião, o coronel PM Clarindo Castro de Alves, secretário adjunto de Administração Penitenciária; Roberval Barros, diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE); Revétrio Francisco, subdiretor da PCE; Elizabeth Ourives, diretora da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May; Natália Arnaut, enfermeira da Sejudh/PCE e Eliane Montana, psicóloga da PCE.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet