Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

OMS: epidemia de ebola já matou mais de 3 mil

RIO – Em relatório divulgado na noite desta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a epidemia de ebola que atinge países do oeste africano já matou mais de 3 mil pessoas, com mais de 6,5 mil infecções. Os números mostram que a crise está longe de ser resolvida e aumenta os temores de que as previsões de que a doença fará 20 mil vítimas até novembro se concretizem.
 

A Libéria é o país mais afetado, com 3.458 casos e 1.830 vítimas fatais. Em Guiné 1.074 pessoas já foram contaminadas, com 648 mortos; e em Serra Leoa são 2.021 contaminados, com 605 mortos. Nigéria (20 casos, com 8 mortos), República do Congo (70 casos, com 42 mortos) e Senegal (1 caso) também preocupam. Ao todo, são 6.644 casos confirmados ou suspeitos, com 3.133 mortos.

A OMS destacou a alta incidência de casos da doença entre profissionais de saúde. Até o dia 23, foram registradas 375 infecções, com 211 mortes, apenas em Guiné, Libéria e Nigéria. Na República do Congo, oito profissionais se contaminaram e todos morreram.

E a epidemia avança a lugares antes livres da doença. Segundo o relatório, duas novas áreas, na Guiné e na Libéria, tiveram seus primeiros casos confirmados. O grande número de doentes prejudica ainda mais o socorro aos pacientes, pois os sistemas locais de saúde estão saturados. Existe uma severa falta de leitos, principalmente na Libéria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet