Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Crianças têm reações na pele devido ao forte calor em Uberaba

O calor dos últimos dias em Uberaba não tem incomodado só os adultos, mas principalmente às crianças, que sofrem com reações na pele. Os pais devem ficar atentos, para não colocarem a saúde dos filhos em risco com a automedicação.


Foi só o clima esquentar, para Paula, de 7 meses, ficar toda empolada. Manchas avermelhadas apareceram pelo corpo. Segundo a mãe, Suzél Miranda, os sintomas já duram 12 dias. “Ela começou a ficar empolada no olho, depois no pescoço e na barriga. Bolinhas d’água também apareceram e estão se espalhando pelo corpo. A levei no pediatra e ele disse que era alergia ao calor”, contou.

Com Paulo Vitor aconteceu a mesma coisa. Segundo a mãe, Sabrina dos Santos, as manchas, acompanhadas de coceira, apareceram nas costas, e na região lombar. “O corpo dele sempre reage à época de calor, principalmente quando o sol está bem quente”, afirmou.

De acordo a dermatologista Cristiane Beatriz de Oliveira, o problema é causado pelo forte calor e não se trata de alergia. “Como está muito quente, a oclusão da pele da criança com roupa faz surgir as bolinhas, que chamamos de miliária. São bolinhas na pele que incomodam bastante a criança, a deixando irritada algumas vezes”, explicou.

A especialista orienta como os pais devem agir, para garantir conforto à criança e reduzir os sintomas. “O ideal é evitar roupas quentes, usar roupas claras, de preferência de algodão. Às vezes lançamos mão de talcos líquidos sempre alergênicos e sem cheiro nas áreas mais quentes, como as costas, para evitar que as bolinhas apareçam. Devemos tomar cuidado com automedicação e usar pomadas para alergia à base de corticoide, pois na pele da criança, onde há absorção maior, podem levar a efeitos colaterais”, finalizou a dermatologista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet