Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Teste revela que temperatura do corpo no verão pode passar de 52ºC

O calor dos últimos dias pode afetar o nosso corpo. Em Bauru, São Paulo, foi usado um aparelho que capta a temperatura para medir esse efeito e o resultado é de assustar.


Um dia lindo, para ninguém reclamar não fosse o calor que transforma as ruas em uma fornalha.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, o calor bateu recorde em Bauru. Foram quase 38 graus, a temperatura mais alta dos últimos 27 anos.

Com um termovisor é possível comprovar, nas ruas, as temperaturas assustadoras. O equipamento de tecnologia militar é usado por empresas de energia para prevenir apagões. Com um sistema infravermelho, ele capta o calor e o transforma em imagens coloridas.

O termovisor funciona também com pessoas e objetos. O motor de uma moto chega a refletir 160ºC. O parachoque do carro, quase 60ºC. Valdomiro Rodrigues, que passava pela rua, fez o teste e o resultado impressiona: mais de 52ºC. “Quando a gente chega perto do forno para tirar qualquer coisa e sente aquele calor, a sensação é a mesma coisa", diz.

Com o aparelho é possível medir também a importância de buscar um refresco na sombra nestes dias de muito calor. No sol, a temperatura refletida pelo corpo chega a 61ºC, já debaixo de uma árvore, a temperatura diminui para quase 39 graus.

Com os termômetros em alta, o organismo precisa se esforçar mais para garantir o equilíbrio. “Há uma necessidade muito grande de consumir água porque essa exposição ao sol faz com que o organismo não funcione direito, favorecendo problemas digestivos, dores de cabeça, problemas na parte urinária, enfim, o corpo todo sofre", explica o médico Rogério Novaes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet