Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

RR tem 'Dia D' de mobilização contra sarampo; meta é vacinar 95% do alvo

Devido não ter atingido a meta de imunização contra o sarampo estabelecida pelo Ministério da Saúde, Roraima terá no próximo sábado (21) o 'Dia D' de mobilização, para tentar alcançar a meta de 95% do público-alvo, que corresponde a mais de 19 mil doses da vacina. Os locais de vacinação estarão abertos durante todo o dia para realizar intensivamente a imunização de crianças entre seis meses e cinco anos.


O secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, explicou que a campanha vem conscientizar as pessoas que ainda não levaram os filhos sobre a importância da vacina. “É muito importante o diagnóstico precoce, com atenção aos sintomas iniciais, pois é uma doença que pode se agravar, por isso a população precisa ter noção dessa gravidade e buscar a imunização”, orientou.

Roraima registrou neste ano um caso da doença, 'por isso é importante aumentar a quantidade de crianças imunizadas para garantir que a doença não volte a ser registrada no estado'. Dados do Sistema de Informação do PNI (Programa Nacional de Imunização) apontam que mais de 11 mil crianças ainda não foram vacinadas e esta é a segunda vez que o estado não consegue atingir a meta.

Em Boa Vista, a campanha será intensificada nos bairros Raiar do Sol, Nova Cidade, Operário, Pérola e Cruviana, todos na zona Oeste, onde, segundo a superintendente da Vigilância em Saúde, Débora Soares, está concentrada a maioria da população que ainda não se vacinou contra o sarampo. "As equipes vão intensificar as estratégias para atingir a meta", enfatizou.

Doença

O sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. O paciente que apresentar esse quadro deve procurar uma unidade de saúde, fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre.

A transmissão da doença ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação dura entre 8 e 13 dias. A única forma de prevenção é por meio de vacina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet