Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Nova obra mostra vigor e importância prática da biologia evolutiva

De que serve a teoria da evolução, afinal de contas? Não é só mais um daqueles pedaços soberbamente inúteis da ciência, com no máximo implicações existenciais e filosóficas? As páginas do livro "Análise Evolutiva", dos americanos Scott Freeman e Jon C. Herron, gritam um sonoro "não" a esse tipo de avaliação superficial da biologia evolutiva, e fazem isso de forma convincente, da primeira à última. Quem tem dúvidas sobre a utilidade da teoria da evolução poderia, quiçá, ter um contato mais íntimo com o HIV.


Afinal, o vírus da Aids é um caso clássico de evolução e seleção natural aceleradas, tendo "aprendido" com impressionante rapidez a fugir dos remédios projetados pelo homem e, antes disso, a "saltar" de nossos parentes primatas para o nosso próprio organismo com notável sucesso. Um estudo de caso do HIV é justamente o portal aberto pelos autores, ambos cientistas experientes, para o raciocínio evolutivo, e eles seguem esse primeiro passo com maestria nos capítulos seguintes.

Embora projetado para estudantes de biologia, o livro é facilmente compreensível para qualquer pessoa alfabetizada que tenha interesse em entender os muitos avanços dos estudos evolutivos nas últimas décadas. O texto consegue casar de forma bem pensada as pesquisas sobre fósseis com as análises de DNA, cada vez mais importantes para entender como os organismos do planeta são aparentados.

Acima de tudo, a riqueza de "causos" e detalhes é essencial para mostrar como a resistência de patógenos a remédios, a preservação da biodiversidade, a criação de animais e plantas e muitos outros temas essenciais para a sobrevivência humana dependem da boa compreensão da biologia evolutiva. A evolução, ao contrário do que muita gente imagina, não é uma teoria no sentido popular de "chute" ou "hipótese", mas sim no sentido científico preciso de "arcabouço que unifica e explica uma série de fenômenos". Ninguém pode se dar ao luxo de ignorá-la, quaisquer que sejam as razões.

Análise Evolutiva

Scott Freeman e Jon C. Herron
Artmed
848 págs.
R$ 186,00
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet