Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria considera um sucesso primeiro dia de combate à hipertensão

Durante toda esta semana a Prefeitura de Cuiabá realiza diversas atividades para combater a hipertensão. O objetivo é alertar a população quanto à prevenção e tratamento da doença. As primeiras atividades do “Hiperdia” aconteceram nesta segunda-feira (27), no Posto de Saúde da Família que atende os bairros: Terra Nova e Canjica.

O dia D da doença foi no domingo (26), mas até quinta-feira (30), vários eventos acontecem nas unidades de saúde da capital. Cuiabá possui atualmente cerca de 44 mil hipertensos cadastrados na base de dados do Hiperdia, porém ainda existem muitos casos não identificados.
 
Cerca de 50 idosos participaram das dinâmicas, assistiram palestras.  Além disso receberam estojos de higiene bucal (escova, fio dental e pasta de dente) e preservativos. Na oportunidade as enfermeiras também aferiam a pressão das pessoas e  realizaram testes de glicemia e, se necessário, já encaminhava o paciente para  consulta médica.
A aposentada Ester de Lelis Teixeira, de 84 anos, não tem hipertensão e nem diabetes. Ela conta que faz exames regularmente e se alimenta adequadamente para manter a saúde em ordem.  Ela considera ações como estas motivadoras. “Receber as orientações, poder participar de atividades e ter o acesso para fazer os exames, nos incentiva a nos cuidar cada vez mais”, afirma Ester.
Dona Ivonilde Fernandes Barcelos, de 68 anos, conta que não tem problemas de pressão e por causa de programas como esses, sabe as causas, sintomas e como prevenir algumas doenças. “Para nós estas atividades são como terapias porque temos a oportunidade de aprender de maneira descontraída e isso nos faz muito bem”, diz ela.
A responsável técnica pelo Programa Hiperdia, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Camila Gonçalves Ferreira, explica que por meio destas atividades é possível reduzir os números da hipertensão e evitar as sequelas da doença.
“Agora todos estão atentos aos cuidados que devem ter, desde a alimentação, prática de exercícios e visitas regulares ao médico com a realização de exames para acompanhamento”, explica Camila.
Além disso, ela reconhece que a participação da comunidade é um grande avanço, pois os profissionais buscam oferecer a estes idosos mais qualidade de vida.
“É uma maneira de contribuirmos para o bem estar deles. Poder tirar dúvidas, ajudar e cuidar é gratificante. Tenho certeza de que eles voltam para a casa mais felizes”, afirmou a responsável técnica.
Após a execução das atividades foi servido um café da manhã saudável, com frutas, pães, sucos e chás.
De acordo com dados estatísticos publicados recentemente pela Sociedade Brasileira de Hipertensão em torno de 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos.
 
Doença perigosa
 
A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força aumenta descontroladamente, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada hipertensão arterial.
 
Os fatores de risco são: obesidade, tabagismo, estresse, diabetes, alcoolismo, colesterol alto, gravidez, má alimentação e o consumo excessivo de sal. 
 
É extremamente importante tratar a hipertensão arterial sistêmica (HAS) mesmo sem sintomas, pois ela aumenta os riscos de trazer outros problemas de saúde como: derrame cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, alterações graves de visão, impotência sexual, entre outras. 
 
O tratamento adequado previne as complicações da doença, mas é importante que seja feito de forma contínua, sem interrupções, além do acompanhamento.
 
 
A recomendação é que se procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa  para fazer a prevenção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet