Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Procura pelo álcool gel cresce 70% por causa da nova gripe

Uma recomendação importante para evitar a nova gripe é manter as mãos limpas. E, quando não tem jeito de lavar, a pessoa pode recorrer ao álcool gel. Por causa do perigo da doença, muita gente está procurando o produto, e algumas farmácias estão com falta dele. O álcool gel custa três ou quatro vezes mais do que o álcool líquido. Mesmo assim, nas contas dos distribuidores, as vendas aumentaram 70% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.


Em um dia, uma farmácia do bairro da Saúde, na Zona Sul de São Paulo, vendeu 350 unidades de álcool gel. Não sobrou nenhum frasco. “Cerca de duas mil pessoas por dia procuram pelo álcool gel”, diz a gerente Fernanda Oliveira. Antes, 20 unidades duravam bastante. Agora, todo mundo quer. É uma maneira das pessoas se prevenirem contra a nova gripe.

Na farmácia vizinha, não há previsão para o produto chegar. “Não temos desde a semana passada e os distribuidores não conseguem atender à demanda“, disse o gerente Jari Mori. Enquanto não encontra álcool gel, a podóloga Laini Santos achou outra maneira de manter a higiene no trabalho. “Estou lavando as mãos com sabão e usando álcool líquido”, disse. O álcool líquido é mais perigoso. Altamente explosivo e inflamável, aumenta o risco de incêndios e queimaduras. Por isso, o uso do gel é recomendado.

Uma farmácia recebeu nesta segunda-feira (27) 200 frascos do gel, que tinha sido encomendado há uma semana. O produto ganhou lugar de destaque. Na farmácia, o álcool gel ficava no fundo, escondido na seção de curativos. Com o aumento da procura, o produto ganhou lugares de destaque, como no espaço chamado de ponta de gôndola, o balcão e um lugar onde tudo mundo vê: a boca do caixa. “Quem procurava era manicure, pessoas que trabalham em restaurantes. Agora, é geral”, disse o balconista Ricardo Bruni da Costa Nunes.

O médico Carlos Jorge Lotfi, do Hospital A.C. Camargo, diz que o álcool gel é eficiente para a limpeza das mãos. “É uma necessidade realmente, e é interessante porque o álcool gel era muito usado no ambiente hospitalar e agora passa à população em geral”, afirmou. Na falta do produto, ele diz que uma boa higienização das mãos – com água e sabão - é suficiente. Não é indicado, no entanto, a troca pelo álcool líquido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet