Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Gases e prisão de ventre atrapalham a vida sexual da mulher

Estou com dor de cabeça. Hoje não vai dar”! Que mulher nunca usou essa típica desculpa para evitar uma relação sexual? Mas nem sempre esse é o real motivo para fugir desse momento íntimo a dois. Problemas no intestino, como gases, inchaço, sensação de peso e prisão de ventre, também atrapalham a vida sexual da mulher.


Pesquisa realizada pela FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) com 3.029 mulheres em dez cidades do Brasil mostra que 79% das entrevistadas que declararam terem problemas intestinais tinham suas vidas sexuais impactadas. Além disso, 89% sofriam de alterações no humor e 88% confessaram falta de concentração.

Segundo a psicóloga e terapeuta de casais Pamela Magalhães, a mulher tem vergonha de expor o problema ao companheiro. Para a especialista, “quando a mulher não enfrenta o sintoma, isso pode comprometer as investidas sexuais”.

— E, cada vez mais, a libido diminui. Se a mulher não comenta sobre o assunto com o parceiro, o problema é ainda maior porque ela não se abre sobre a vida sexual, e muito menos a questão intestinal. As consequências são deixar de se cuidar, de ter suas prioridades, afundar e achar que o casamento é ruim.

Só alimentação provoca problema de intestino?

Para quem pensa que apenas alimentação ruim está errado! Estresse a ansiedade também podem provocar gases, sensação de estômago peso, prisão de ventre....

Na opinião da psicóloga, “intestino fora do ritmo é uma forma de defesa do corpo”. Um bom exemplo de como o corpo responde mal aos problemas da vida é quando uma mulher que sente dificuldade em se relacionar com o parceiro, porque ele a traiu, mas decide ignorar o sentimento para manter o relacionamento.

— O corpo por meio da produção de sintomas está sendo fiel aos sentimentos dela. Talvez, racionalmente, exista raiva, mas como costumo dizer, aquilo que a mente não elabora, o corpo aflora.

Por isso, a psicóloga chama atenção para a necessidade de se buscar ajuda e reverter o quadro.

— É  preciso procurar ajuda do médico especialista e/ou terapeuta, melhorar a alimentação, praticar atividades físicas porque, por mais que seja um mecanismo de defesa, o problema é muito sério.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet