Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Médicos e enfermeiros recebem capacitação para cuidar de pacientes com obesidade

Preparar médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde para saberem acolher e cuidar bem de pacientes em situação de sobrepeso e obesidade. Esta é a meta do endocrinologista Arthur Emílio que realizou nesta quarta-feira (15) a segunda etapa da capacitação promovida pela equipe do Programa Doenças Crônicas não Transmissíveis – DCNT de Rondonópolis.


 O interesse tanto do especialista instrutor quanto dos organizadores do curso, é ampliar a rede de profissionais médicos capazes de acolher e desenvolver o tratamento de pessoas obesas, nas unidades de saúde do município. Arthur Emílio calcula que a comunidade local segue a mesma estatística de Mato Grosso que já apresenta 50,6% da população com sobrepeso ou obesidade.

 Diante desse índice, a preocupação do prefeito Percival Muniz e da secretária de Saúde, Marildes Ferreira, é melhorar o atendimento na rede básica e assegurar mais qualidade de vida à comunidade. Arthur Emílio começou a aula falando dos diversos males consequentes à obesidade que comprometem a saúde das pessoas. Em seguida ele falou sobre as formas de tratamento.

 “Nossa meta é preparar médicos e enfermeiros para que eles se mantenham atentos aos quadros de sobrepeso e obesidade e às outras consequências dessa doença. É muito importante que todos os profissionais de saúde tenham uma noção a esse respeito. Quanto mais gente tivermos podendo intervir nesse tipo de doença é melhor”, defende o endocrinologista que é responsável pelo ambulatório de obesidade junto ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas.

 Diabetes Mellitus

A gerente do Programa DCNT do Município, Lúcia Rodrigues de Andrade, antecipa que o endocrinologista Arthur Emílio vai capacitar os profissionais das unidades de saúde para saberem lidar também com os pacientes que sofrem diabetes mellitus. A doença de base genética e hereditária é outro mal que afeta uma parcela significativa da população. A proposta é dividir os médicos e enfermeiros das unidades em duas turmas para participarem da capacitação nos dias 19 e 26 de agosto.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet