Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MT Hemocentro faz parceria e impulsiona cadastro de medula óssea

O número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) tem aumentado expressivamente em todo o país. Em Mato Grosso, cerca de 40 mil pessoas estão cadastradas no banco de dados do Redome. Para aumentar esse número o MT Hemocentro realiza, nesta quinta-feira (23.07), uma campanha de Medula Óssea em parceria com a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Justiça Federal. 


Além de cadastrar as pessoas que querem ser doadoras, será realizado um trabalho de orientação para conscientizar os servidores que trabalham nos órgãos públicos parceiros sobre a importância da doação de medula óssea, além de desmistificar alguns estigmas relacionados ao procedimento. A campanha será realizada no prédio da Justiça Federal, das 8h às 16h, e é aberta a quem tiver interesse em ser doador. 

Heloise Angélica Dias, assistente social do MT Hemocentro, explica que o procedimento para o cadastro é simples. “Para realizar o cadastro de doador no Redome, preenchemos um formulário com dados pessoais e coletamos uma amostra de sangue com 10 ml para exames”. A amostra é destinada ao laboratório onde é feito o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas para a compatibilidade entre doador e paciente. 

Para se cadastrar o doador precisa ter entre 18 e 55 anos, estar com boa saúde e apresentar documento de identificação com foto. 

A campanha de Medula Óssea será realizada apenas na quinta-feira (23.07), mas quem quiser ser voluntário basta procurar o MT Hemocentro, situado na rua 13 de Junho, nº 105, bairro Porto, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet