Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Fiocruz vai distribuir 210 mil kits para tratamento da gripe suína

A Farmanguinhos, laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), informou na tarde desta quinta-feira que produziu 210 mil kits de tratamento para inibir a proliferação do vírus da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). A distribuição do medicamento começa ainda hoje.


Segundo o diretor da unidade, Hayme Felipe da Silva, o medicamento, chamado Oseltamivir, é similar ao Tamiflu, ambos produzidos pelo laboratório suíço Roche. "Os efeitos são os mesmos do Tamiflu, cada kit é composto por dez comprimidos. A pessoa toma duas cápsulas por dia", afirmou Silva.

A Farmanguinhos distribuirá já nesta quinta-feira 150 mil tratamentos pelo país, sendo que 5.000 são destinados à Secretaria Estadual de Saúde do Rio. Outros 60 mil kits serão enviados nesta sexta (31) a unidades de referência de outros Estados.

"Provavelmente São Paulo e Rio Grande do Sul serão os locais com maior oferta devido ao número de casos da nova gripe". De acordo com Silva, dependendo do aumento de casos da nova gripe daqui em diante, a produção de remédios pode aumentar.

"Esses tratamentos serão distribuídos através de critérios do Ministério da Saúde para hospitais de referência. O Oseltamivir não pode ser comercializado porque está protegido pela patente da Roche", explicou. Segundo o ministério, o princípio ativo guardado pode gerar nove milhões de tratamentos.

Em caso de aumento significativo de casos, o laboratório pode pedir apoio aos laboratórios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, para a produção.

O diretor informou que a matéria-prima do remédio foi produzida pela Roche e estava armazenada desde 2006 --época de uma possível epidemia de gripe aviária-- com o Ministério da Saúde. A partir desse ano, a unidade já estava autorizada a fabricar o remédio similar ao Tamiflu, já que o governo brasileiro havia recebido um documento de licença voluntária da Roche.

A única recomendação da Roche junto à Farmanguinhos foi que o laboratório mudasse a cor das cápsulas de branca (Tamiflu) para laranja (Oseltamivir).

Desde o início da epidemia de gripe suína, o ministério distribuiu 70 mil tratamentos de Tamiflu pelo país. Hoje e amanhã serão distribuídos 210 mil kits do medicamento similar fabricado pelo laboratório brasileiro de Farmanguinhos (Fiocruz). O Ministério da Saúde também aguarda até o final de setembro mais 800 mil remédios já encomendados na Roche, o que resulta em mais de um milhão de medicamentos garantidos contra a doença no Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet