Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

TRÊS MOTOS

Motolâncias são reativadas para atendimento nas ruas de Cuiabá

Foto: Reprodução/Ilustração

Motolâncias são reativadas para atendimento nas ruas de Cuiabá
As motolâncias voltarão a prestar atendimento de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas ruas de Cuiabá em casos de acidentes a partir dessa terça-feira, 13 de outubro. As motocicletas prestarão os primeiros atendimentos até a chegada da ambulância.

 
A princípio serão três unidades de motolâncias, sendo que uma ficará de reservas, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com a volta das motocicletas, o SAMU passará de 10 para 12 veículos atendendo a região metropolitana de Cuiabá.

Leia mais:
Mato Grosso já ultrapassou 'previsão' de casos de câncer de mama em 2015
 
O atendimento às vítimas de acidentes em Cuiabá com as motocicletas estava paralisado ha cerca de um ano.
 
"Resolvemos retomar o serviço que é de grande valia em um trânsito complicado como está o de Cuiabá, principalmente no horário de grande fluxo de veículos. As motocicletas transitam muito mais rapidamente e irão chegar antes das ambulâncias", explica o diretor do Samu, coronel do Corpo de Bombeiros Vicente Manoel de Deus Neto.
 
As motocicletas, de acordo com o diretor do SAMU, serão pilotadas por enfermeiros habilitados para conduzir motos. A ideia inicial, revela Vicente, é que as motos partam da base do SAMU, entretanto elas serão, futuramente, agregadas aos pontos estratégicos de Cuiabá.
 
Em uma bolsa serão carregados equipamentos como desfibrilador automático, medicações e materiais de imobilização para prestar os primeiros socorros aos pacientes.
 
Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, entre junho e agosto 7.223 atendimentos foram realizados, sendo 1.876 resultantes de acidentes motociclísticos, 293 acidentes de automóveis, 107 acidentes ciclísticos e 158 atropelamentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet