Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Programa vai mapear estresse entre profissionais da Segurança Pública

A intensidade dos trabalhos desempenhados pelos profissionais da Segurança Pública no dia-a-dia ocasiona, muitas vezes, uma sobrecarga de estresse e pouca qualidade de vida. Por isso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) pensou na realização de um trabalho específico em saúde mental para os profissionais que, devido às especificidades do trabalho, sofrem uma grande sobrecarga física e emocional.


Para desenvolver tal projeto, a Senasp, por meio do Ministério da Justiça e do Fundo Nacional de Segurança Pública, disponibilizou recursos na ordem de aproximadamente R$ 1 milhão, por meio de convênio federal, às secretarias de Justiça e Segurança Pública de dez estados da federação (Amazonas, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Roraima, Rondônia e Paraíba), para investimento na qualidade de vida, identificação dos principais sintomas e causas do stress dos profissionais de segurança pública.

Em Mato Grosso o Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para Profissionais de Segurança Pública será lançado no Estado nesta quinta-feira (13.08), às 8h, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

O programa será coordenado pelo Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse, da Gerência de Qualidade de Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sendo destinado a 10.400 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O programa se divide em módulos como palestra vivencial informativa, avaliação do estresse, averiguação da qualidade de vida e fontes de estresse ocupacional nas instituições da segurança pública, fóruns, treinamento com os profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Sejusp, campanhas educativas, workshops, campanha de apresentação de resultados e seleção e treinamento de profissionais autônomos para trabalhar junto ao Núcleo de Estudos, Prevenção e Gerenciamento do Estresse na Sejusp.

Para averiguar o nível de estresse e qualidade de vida dos profissionais da Segurança Pública será feito um mapeamento com aproximadamente 1.750 policiais militares, 512 policiais civis, 229 bombeiros militares e 175 servidores da Politec. A amostra total incluirá até 2.266 servidores.

Baseado nesses dados iniciais, a equipe da Gerência de Qualidade de Vida da Sejusp vai avaliar o impacto dos programas implantados e os benefícios advindos deles. O objetivo do programa é promover ações antiestresse, na forma de workshops, campanhas educativas e materiais informativos para os servidores da Segurança Pública.

A meta é proporcionar aos profissionais meios de diminuir e identificar as fontes estressoras, por meio de programas e intervenções de prevenção, controle e gerenciamento do estresse, além da realização de campanhas sensibilizadoras com base no mapeamento das principais fontes de estresse.

Após o lançamento do programa em Mato Grosso, nesta quinta-feira (13.08), na Assembleia Legislativa, serão realizadas palestras do programa que serão divididas em três momentos: o primeiro destinado aos policiais militares, logo após o encerramento da cerimônia de lançamento do programa.

O segundo momento será às 10h30 com palestra destinada ao Corpo de Bombeiros Militar. E no período vespertino, às 14h30, a palestra vivencial será realizada para os profissionais da Polícia Judiciária Civil e Politec.

Ao fim de cada palestra a equipe da Gerência de Qualidade de Vida da Sejusp, responsável pelo desenvolvimento do projeto no Estado, fará o mapeamento das fontes estressoras de cada instituição. Para a realização do trabalho, a equipe de servidores contará com o respaldo da psicóloga Marilda Novaes Lipp, diretora fundadora do Centro Psicológico de Controle do Estresse e professora titular da PUC-CAMP. Marilda possui Ph.D em psicologia pela George Washington University e pós doutorado em Estresse Social pelo National Institute of Health.

O Centro Psicológico de Controle do Estresse criou, validou e padronizou um teste brasileiro de estresse, com um inventário de sintomas da doença em adultos, que permite o diagnóstico preciso de presença e aponta a maior vulnerabilidade da pessoa frente ao estresse.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet