Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Alerta

Mato Grosso já notificou 123 casos de Gripe Suína até hoje

Até o dia de hoje Mato Grosso já notificou por todo o Estado 123 casos de Influenza A (H1N1), a Gripe Suína, dos quais 19 foram confirmados, 56 descartados e 48 aguardam resultado.

Até o dia de hoje Mato Grosso já notificou por todo o Estado 123 casos de Influenza A (H1N1), a Gripe Suína, dos quais 19 foram confirmados, 56 descartados e 48 aguardam resultado. As informações são com base nos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).


Só Cuiabá possui notificação de 83 casos, sendo 10 confirmados, 42 descartados e 31 aguardam resultado. Outros municípios do Estado que também apresentaram casos confirmados foram Lucas do Rio Verde (02), Rondonópolis (01), São Pedro da Cipa (01), Sinop (01), Sorriso (02) e Barra do Garças (02).

Dos casos notificados em Cuiabá, 10 são provenientes de outros municípios, Estados ou países, sendo eles: Alto Araguaia, Camboriú, Canadá, Espanha, EUA, Santa Carmen e São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde reitera as informações de que já tem em sua estrutura o Grupo Técnico de Enfrentamento da Pandemia da Influenza A (H1N1), que mantém reunião semanal. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa o Grupo Técnico iniciou suas atividades desde o surgimento do primeiro caso da Influenza A (H1N1) no Brasil.

Conceição explica ainda que o Estado coloca a disposição o telefone 0800-6471201 (Cievs) para esclarecimento de dúvidas dos profissionais de saúde, além de divulgar os dados dos casos por meio de boletins epidemiológicos todas as quintas-feiras, lembrando ela que o Estado de Mato Grosso mantém vigilância constante sobre as ocorrências e no monitoramento.

O alerta que o Estado faz é quanto ao atendimento médico e tratamento. Se a pessoa estiver com febre acima de 38º C, tosse, e apresentar dificuldade respiratória deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou seu médico.

Já quanto ao tratamento, ele está disponível no Sistema Único de Saúde e será oferecido, após avaliação médica, as pessoas que apresentarem quadros graves da doença. Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A auto medicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência do vírus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet