Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

mobilização

Comitê estadual contra Dengue trabalha com entidades na unidade de promoção de ações

O secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro fez a abertura de mais uma Reunião Estratégica do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue. A reunião foi na manhã desta sexta-feira (14 ), no Auditório da Secretaria de Estado de Administração. O objetivo é fazer a junção das ações.

O secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro fez a abertura de mais uma Reunião Estratégica do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue. A reunião foi na manhã desta sexta-feira (14 ), no Auditório da Secretaria de Estado de Administração. O secretario disse que o objetivo é fazer a junção das ações que já vêm sendo desenvolvidas, tanto pelo Poder Público quanto pelas entidades sociais e traçar estratégias na unificação e no reforço das ações bem sucedidas. Pontuou o secretário que a intenção é que as áreas de governo no campo da infraestrutura, limpeza urbana, saúde pública desenvolvam suas ações de forma ordenada para que os segmentos sociais e a população também agreguem no combate à dengue.


Moro lembrou que apesar de estarmos no período da seca, não podemos diminuir o empenho no controle da doença em Mato Grosso. Segundo ele, esse é o momento oportuno para deliberar estratégias continuadas de combate à dengue que incluem a mobilização das entidades civis organizadas. “Com o envolvimento de todos com certeza conseguiremos alcançar números aceitáveis mudando o cenário negativo ocorrido agora em 2009 com grande número de notificações de casos graves da dengue”, declarou Augustinho Moro.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Conceição Villa, reforçou a mensagem do secretario de que a dengue deve ser trabalhada o ano inteiro. Conceição Villa disse ainda que, o Comitê estabelece essas parcerias na união das ações e que no fim se tenha resultados satisfatórios. “Sabemos que este é um trabalho contínuo e a longo prazo. Por isso mais uma vez reforçamos que o envolvimento da sociedade é fundamental para que possamos conviver com a dengue de forma equilibrada. A mudança de comportamento frente a doença é fundamental”.

Além da apresentação da situação epidemiológica da dengue no Estado, os representantes das entidades que compõem o Comitê Estadual, tiveram a oportunidade de expor sugestões e apresentar planos de ação que serão absorvidos para que seja elaborado um plano único de combate a dengue em Mato Grosso.

Os óbitos registrados até o momento são 34, sendo que deste total, 26 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 08 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet