Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Crianças da zona rural são imunizadas contra a poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) realiza, até o final da tarde desta sexta-feira (14/08), a vacinação de crianças - com idades entre zero e cinco anos - contra a poliomielite. Esta ação antecipa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite prevista para o próximo mês, beneficiando a população residente na zona rural do município. A expectativa da SMS é que, até às 16h, cerca de 200 crianças tenham recebido a dose da vacina Sabin.


“Estamos antecipando a vacinação para que as comunidades da zona rural de Várzea Grande não precisem se deslocar até a cidade para receberem a segunda dose da vacina. Sabemos das dificuldades de transporte enfrentadas por essas pessoas em função da grande distância”, explica a secretária titular da pasta, Jackeline Beber Guimarães. No período matutino, foram atendidos os assentamentos Dorcelina Folador e Sadia III. Agora à tarde, o trabalho de vacinação chega ao Sadia I.

A iniciativa inédita realizada pela SMS/VG agradou aos moradores. “Achei muito boa a ideia de vacinar minha filha aqui mesmo porque é muito difícil a gente ir até a cidade com criança pequena. Além disso, o deslocamento para quem depende do ônibus é muito complicado. Nem sempre a gente tem R$ 15 para pagar a passagem daqui até o centro da cidade”, conta a dona de casa Ana Paula Souza Holanda, 18, mãe da pequena Ana Letícia, 2, que recebeu as gotinhas da Sabin na EMEB “Adv. Osmar Milan Capilé” (assentamento Sadia III).

A supervisora de acompanhamento local da SMS/VG, Divina Eterna Freitas, diz que, além das 200 doses da vacina contra a Poliomielite (Sabin), a equipe itinerante da Saúde está atualizando os cartões de vacinação, imunizando as crianças com doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); febre amarela; rotavírus; tetravalente (tétano, difteria, coqueluche e uma das baterias causadoras da meningite); e D.P.T (tétano, difteria e coqueluche – crianças com idades entre 4 e 6 anos). Ela lembra que as doses são gratuitas e que os pais pu responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet