Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Laboratório do Paraná investiga morte de paciente

A morte da paciente de 32 anos que faleceu dentro da cabine de um caminhão, na cidade de Toledo (PR), depois de receber atendimento no Pronto Atendimento PA de Rondonópolis, é investigada naquele Estado. O gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Alencar Libano de Paula, anuncia que o resultado do exame realizado pelo Laboratório Central  Lacen, para diagnosticar a causa da morte deve ser divulgado até a próxima quarta-feira (2).


Alencar Libano explica que o protocolo do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Municipal prevê que em 99% dos casos, não é necessário a internação. Porém é preciso manter o repouso e boa alimentação até a recuperação. A orientação dada aos pacientes atendidos na rede de saúde do município é que fiquem de sobreaviso e em caso de qualquer alteração, procure a unidade mais próxima.

O gerente contou que a paciente recebeu atendimento no PA, na noite de 19 de agosto. Com sintomas de gripe, ela foi submetida aos exames de raio-x toráxico e hemograma completo. O médico plantonistas observou poucas alterações. O que não justificava a necessidade a internação. Portanto, ela foi liberada.

Mulher de um caminhoneiro, a paciente viajou em seguida para a região Sul do país. Durante o trajeto, ela teve o estado de saúde agravado e faleceu na madrugada do dia 22, dentro da cabine do caminhão, enquanto aguardava na fila de desembarque da empresa Sadia, em Toledo (PR).

O marido recebeu a medicação preventiva naquela cidade e continua sendo monitorado em Rondonópolis. Os filhos do casal permaneceram no Paraná. A viagem logo após deixar o PA não é recomendada pelos profissionais médicos. “Se ela tivesse avisado que iria viajar, certamente os médicos não recomendariam. O ideal seria permanecer em repouso”, avalia o gerente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet