Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

mais mortes

Irã registra primeira morte causada pela gripe suína

Segundo o diretor do Programa de Gripe e Prevenção Fronteiriça do Ministério da Saúde iraniano, Mahmoud Soroush, a vítima, uma mulher de 36 anos, "era viciada em drogas e sofria de uma doença respiratória crônica".

As autoridades do Irã confirmaram nesta quarta-feira a primeira morte causada por gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- no país, que já registrou 285 casos da doença.


Segundo o diretor do Programa de Gripe e Prevenção Fronteiriça do Ministério da Saúde iraniano, Mahmoud Soroush, a vítima, uma mulher de 36 anos, "era viciada em drogas e sofria de uma doença respiratória crônica".

"Ela havia sido hospitalizada várias vezes e seu sistema imunológico era muito frágil", o que, de acordo com Soroush, contribuiu para sua morte.

O funcionário aproveitou para alertar novamente os grupos de risco, especialmente as grávidas, recomendando que saiam de casa o mínimo possível.

O Irã detectou seu primeiro caso da nova gripe em 22 de junho no aeroporto de Teerã, em um jovem adolescente que retornou a seu país procedente dos Estados Unidos.

Há algumas semanas, o governo advertiu que o maior foco infeccioso no país são os peregrinos que retornaram de lugares santos na Arábia Saudita. Por esse motivo, foram proibidas viagens aos santuários de Meca e Medina durante o atual mês do Ramadã.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e deram resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet