Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Temendo a chegada da gripe suína, prefeitura de Cáceres adia o Festival Internacional de Pesca

A limitação da rede de saúde publica e privada, a falta de tempo e recurso para a adoção do Protocolo de Prevenção estabelecido pelo Ministério da Saúde e o risco que representa a presença de turistas de outros estados e do exterior, para disseminação da gripe suína, levaram a prefeitura de Cáceres a adiar para o primeiro semestre de 2010, o 30º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIP), que deveria ocorrer de 19 a 27 de setembro.


A decisão foi tomada após uma audiência publica realizada na manhã da ultima quarta-feira, 26, no tribunal do júri do Fórum, que contou com a participação de membros da Secretaria Estadual de Saúde, Anvisa, médios, dirigentes de hospitais, juizes, Ministério Publico e representantes de entidades de classe e clubes de serviço.

Segundo o prefeito Túlio Fontes, a falta de tempo hábil e a indisponibilidade de recursos para a implementação de medidas preventivas exigidas pelas autoridades sanitárias, para conter o avanço da doença, foi decisivo para o adiamento do evento.

“O Comitê de Prevenção a Gripe Suína da Secretaria de Saúde e a Anvisa dizem que se adotarmos o protocolo poderíamos realizar o evento, mas quando perguntamos se eles nos ajudariam a bancar os custos para a implementação da ação, eles não nos deram garantias. Diante disso, decidimos não correr risco”, explicou o prefeito afirmando que a falta de estrutura dos dois hospitais do município para lidar com um surto da doença também teve peso decisivo.

Túlio Fontes afirmou ainda que outro fator determinante foi à manifestação da Vigilância Sanitária Estadual, ligada a Secretaria de Saúde, que remeteu uma recomendação incoerente sobre o Festival de Pesca. “Mandaram um documento dizendo para evitarmos aglomerações. Quem conhece e o FIP sabe que isso é impossível”, afirmou o prefeito lembrando que o Festival conta com a participação de milhares de crianças que estão no grupo de risco da doença.

“Sei das nossas condições para tratar a saúde sobre dos menos favorecidos, por isso não vamos correr este risco”, completou o prefeito.

Com relação aos recursos e a programação do evento, Túlio Fontes disse que as licitações já realizadas para confecção do material promocional, entre eles, bonés, sacolas e camisetas, serão mantidas e os recursos de patrocínios serão depositados na conta corrente do evento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet