Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

H1N1

Gripe suína afeta mais de 296 mil pessoas no mundo

Foto: Reprodução

Gripe suína afeta mais de 296 mil pessoas no mundo
Mais de 296 mil pessoas já foram contaminadas pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- desde abril passado, conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Do total, ao menos 3.486 morreram.


Conforme balanço divulgado nesta sexta-feira, a região do mundo mais atingida pela doença continua sendo a América, que concentra 75% do total de mortes, com 2.625 entre 124.126 casos. Segundo a própria OMS, porém, o número pode ser ainda maior, porque os países não estão mais relatando caso a caso.

De acordo com a OMS, nas regiões tropicais das Américas Central e do Sul, o avanço da gripe suína continua forte, porém não há um padrão consistente de doenças respiratórias --há, no entanto, aumentos contínuos em Bolívia e Venezuela. Nas áreas temperadas das regiões, a atividade do vírus tem diminuído.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet