Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

São Paulo vacina mais de 1,8 milhão de crianças contra a poliomielite

Mais de 1,8 milhão de crianças com até 5 anos foram vacinadas contra a paralisia infantil neste sábado no Estado de São Paulo, das 8h até as 15h, segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O número total de crianças imunizadas deve ser divulgado na próxima segunda-feira (21).


Este número representa 59,82% do público alvo estimado. Neste ano, a meta era vacinar 2,9 milhões de crianças, o que corresponde a 95% do total de paulistas menores de 5 anos.

Nesta segunda etapa da campanha, que ocorreu neste sábado, foram mobilizados 16 mil postos fixos e volantes em todo o Estado. São 51,5 mil profissionais de saúde, 4,2 mil veículos e sete barcos envolvidos na operação.

Apesar do encerramento oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, a vacina continua disponível nos postos de saúde do Estado de São Paulo.

Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Além da vacina contra a poliomielite, as doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estavam disponíveis nos postos de saúde durante a campanha.

País

Um balanço parcial do Ministério da Saúde informa que mais de 9,5 milhões de crianças com até cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil em todo o país, neste sábado. Os números foram atualizados até as 17h55, de acordo com os dados repassados pelas Secretarias Municipais e Estaduais. O balanço total será divulgado no decorrer da próxima semana.

O número representa que 61,5% das crianças com faixa etária entre 0 e 5 anos foram imunizadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar 14,7 milhões de crianças.

Doença

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Somente não deverão ser imunizadas as crianças com deficiência imunológica, como Aids e câncer, ou que apresentem infecções agudas, febre alta, diarréia, vômito ou alergia aos componentes da vacina.

A poliomelite é uma infecção grave causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia dos membros --pernas e braços. A doença é transmitida via oral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet