Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vigilância

Estado finaliza preparativos de ações para o enfrentamento da dengue

Foto: Divulgação

Estado finaliza preparativos de ações para o enfrentamento da dengue
A Secretaria de Estado de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (05.11), mais uma reunião do Comitê Estadual da Dengue, composto por representantes de entidades civis organizadas de Mato Grosso e governos estadual e municipais.


Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Conceição Villa a reunião teve objetivo de definir as futuras ações que agregarão a Campanha Estadual de Combate a Dengue e avaliar as ações que já estão em desenvolvimento como parte da campanha.

O Governo do Estado em parceria com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande iniciaram mutirões de remoção do “lixo da Dengue” em terrenos baldios e de residências. Para esta ação, o Estado disponibilizou para Cuiabá quatro patrulhas mecanizadas, compostas de três caminhões e uma pá carregadeira sendo que o mutirão começou no bairro Pedra 90, onde os serviços ainda estão em execução.

Já no município de Várzea Grande, o Estado disponibilizou três patrulhas. Lá o mutirão está em andamento no bairro Eldorado.

Conceição Villa disse que a ação do mutirão casada com outras ações que o Comitê irá desencadear envolvendo as entidades, a própria sociedade, escolas, além é claro dos serviços diários que as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica fazem no bloqueio epidemiológico da Dengue, 'com certeza trarão bons resultados na redução das ocorrências'.

Paralela a estas atividades que de início vão se concentrar na Região Metropolitana, os demais municípios de Mato Grosso estão sendo orientados a por em prática o Plano de Contingência Estadual contra a Dengue. “As chuvas se anteciparam este ano e a situação epidemiológica da dengue no Estado é preocupante visto que, os números demonstram que a doença não deu trégua. A reinserção do vírus DEN2 no Estado que não circulava nos últimos dez anos, tem apresentado um grande número de casos graves da dengue”, disse ela.

Conceição Villa ressaltou que o Governo do Estado estará investindo 1,2 milhões nessas ações em que prevê limpeza urbana, campanha de mobilização social encabeçada pela Secretaria de Estado de Comunicação e ações previstas no Plano Estadual de Contingência da Dengue.

O Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue é composto por representantes das seguintes entidades: Conselho Regional de Corretores de Imóvel, Comando da Polícia Militar, Universidades de Cuiabá e Várzea Grande (Públicas e Particulares), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, MT Laboratório, Hospitais Públicos e Privados, Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, Fundação Nacional de Saúde, Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Diretoria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Superintendência da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Federação Matogrossense das Associações dos Moradores de Bairro, 13ª Brigada da Infantaria Motorizada, Procuradoria Geral do Estado, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Associação Matogrossense dos Municípios, Serviço Social do Comércio, Federação das Indústrias e Comércios de Mato Grosso (Fiemt), Casa Civil, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Comunicação Social, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Agencia de Regulação dos Serviços Públicos Delegados e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet