Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Cridac abrange uma cobertura estadual de 86% nos serviços de reabilitação

Seguindo as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde na aplicação de políticas públicas voltadas para a reabilitação das pessoas com deficiência, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (Cridac) a cada ano avança na excelência do atendimento e na interiorização das ações e descentralização dos serviços que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) se tornando referência Estadual na rede de reabilitação de Mato Grosso.


O ano de 2009 encerra com a implantação de 14 novas Unidades Descentralizadas de Reabilitação. O Estado conta hoje com 124 unidades instaladas em 120 municípios, gerando uma cobertura estadual de 86% nos serviços de reabilitação.

“Aos poucos foram sendo instaladas Unidades de Reabilitação nos municípios do interior de forma a atender toda demanda de pacientes especiais. A projeção é de que, até março de 2010, a Saúde do Estado inaugure mais 21 novas unidades nos 21 municípios restantes, perfazendo uma cobertura efetiva de 100% no Estado. Esses avanços estão sendo alcançados graças ao trabalho multidisciplinar e efetivo que vem sendo realizado, dentro do projeto da Saúde do Estado da interiorização dos serviços. O foco do Cridac é a inclusão social e a eficiência dos serviços”, destacou a diretora geral do Cridac, Lúcia Provenzano.

Lúcia Provenzano menciona ainda que o objetivo da instalação em cada município tem como alvo atender a população local na sua cidade com serviços de reabilitação básico e de proporcionar agilidade, acesso e qualidade, vindo somente para o Centro de Referência Estadual as patologias mais complexas.

NÚMEROS

No ano de 2009, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea atendeu aproximadamente 28.500 pacientes, o que resultou em 95.422 atendimentos, enquanto nas Unidades Descentralizadas foram atendidos 172.790 pacientes, resultando em 929.562 atendimentos realizados. Do total de atendimentos da Rede Estadual de Reabilitação (Cridac e UDR’s) foram realizados 1.024.984 procedimentos.

A Oficina de Produção Ortopédica se destacou em 2009 com a produção e atendimento. Foram concedidos 2.957 aparatos ortopédicos aproximadamente.

Além da Oficina instalada na Unidade Central do Cridac, serão descentralizadas duas Oficinas Ortopédicas para os municípios de Sinop e Cáceres, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.

Para viabilizar a implantação, Mato Grosso foi pioneiro na realização do 1º Curso de Formação Técnica Nível Médio em Órteses e Próteses, tendo por objetivo formar profissionais da Saúde para trabalharem nas Oficinas Ortopédicas do Estado.

O Cridac também oferece aos usuários do SUS, os serviços do Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Creada). O Centro tem por objetivo executar os serviços de concessão e adaptação de prótese auditiva, bem como a orientação e acompanhamento aos pacientes, tendo em vista a necessidade de atendimento integral, abrangendo a promoção, prevenção, assistência e reabilitação.

Os demais serviços ofertados são o de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem, acupuntura, psicopedagogia, nutrição, psicologia, laboratório de voz, brinquedoteca, arteterapia, atendimento em grupo e grupo de atenção a saúde da mama.

Os serviços de média e alta complexidade são: prótese e órtese ortopédica, prótese mamária, impedanciometria, audiometria, prótese auditiva, BERA, eletrocardiograma, eletroneuromiografia e adequação postural em cadeiras de rodas (tecnologia assistiva).

As especialidades médicas estão distribuídas em: ortopedia, fisiatria, otorrinolaringologia, neurologia adulto e infantil, urologia, cardiologia, pediatria, clínica geral e anestesia geral, totalizando 20.402 consultas no corrente ano.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet