Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Atendimento psicossocial humanizado proporciona inserção familiar ao paciente

Durante o ano de 2009 o foco do Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho (CIAPS Adauto Botelho) foi a inclusão social e a humanização do atendimento às necessidades dos usuários com transtornos mentais e psicossociais além de proporcionar o aceite da família sobre a doença da pessoa e proporcionar qualidade de vida e interação social.


A diretora geral do CIAPS Adauto Botelho, Jane Pimenta, explicou que “a política de saúde mental humanizada do Governo do Estado preconiza o tratamento do paciente com transtorno mental no seio da família, sempre que possível. Subordinados a esse princípio os diferentes setores do Centro trabalharam em sintonia fina durante este ano de 2009 visando diminuir o sofrimento de adultos e crianças, de ambos os sexos, portadores de algum tipo de sofrimento mental em situação de crise”. O Ciaps Adauto Botelho, atualmente, é referencia para todos os municípios do estado de Mato Grosso em cuidado humanizado e tratamento do transtorno mental.

O Centro é constituído pelos setores de Pronto Atendimento (PA), Unidade I (Internação), Unidade Lar Doce Lar, Centro de Assistência Psicossocial Infantil (CAPSI), Unidade II e Unidade III ou CAPS AD.

PRONTO ATENDIMENTO (PA)

O setor de Pronto Atendimento é, por assim dizer, a porta de entrada do Centro de Atenção Psicossocial. É nele que são atendidos todos os que são encaminhados ao CIASPS Adauto Botelho e, de acordo com as especificidades observadas, encaminhados para o melhor tratamento.

“O paciente é admitido ao Pronto Atendimento por um período de até 72 horas. Em caso de melhora recebe alta e é referenciado para a rede de assistência à saúde mental ou à rede básica de saúde, conforme a necessidade.

Se não houver melhora nesse período ele é encaminhado para o setor de Internação (Unidade I) até alcançar essa melhora”, informou a responsável técnica pelo Pronto Atendimento, Rita de Cássia Cutiaro.

O setor de Pronto Atendimento possui 13 leitos, 06 de Enfermaria Feminina e 07 de Enfermaria Masculina. A equipe do Pronto Atendimento é composta por Assistente Social, Enfermeiro, Médico, Psicólogo e Técnicos de Enfermagem.

Durante o ano de 2009 o PA atendeu a 3.853 pacientes. Deste número 2.431 foram encaminhados para tratamento ambulatorial e 1.422 ficaram em observação no Pronto Atendimento.

UNIDADE I (INTERNAÇÃO)

A Unidade I é composta pela Ala Feminina, com 20 leitos, e a Ala Masculina, com 50 leitos. É nessa Unidade onde são internados os pacientes que não apresentam nenhuma melhora enquanto no período protocolar de 72 horas do Pronto Atendimento.

Os pacientes internados são atendidos por uma equipe composta por um Clinico, um Psiquiatra, duas Assistentes Sociais, uma Arte-terapeuta, um Fisioterapeuta, uma Nutricionista, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

Cerca de 20 pacientes da Ala Masculina são idosos, alguns em situação de abandono familiar, ou seja, são moradores do CIAPS.

LAR DOCE LAR

O Lar Doce Lar é uma unidade do CIAPS Adauto Botelho que promove a humanização do atendimento a pacientes que foram submetidos a maus tratos, violência doméstica e sexual, sofrimento social e desrespeito.

A gerente do Lar Doce Lar, Sarah Arnoldi Barboza Neto, explicou que a unidade “funciona numa casa em que os 20 moradores, tutelados do Estado por abandono familiar, que são organizados para agir como uma família, de modo a ficar o mais próximo possível de uma “casa” em que os moradores são “irmãos”, imitando o ambiente do lar para onde eles poderão ir um dia, se alcançarem o nível de melhora que possibilita a reintegração familiar, que é um dos objetivos perseguido pelo Lar Doce Lar”.

Sarah Arnoldi disse que, em 2009, o Lar Doce Lar conseguiu que 10 moradores do Lar Doce Lar conseguiram ser inseridos em Escolas, exercendo o pleno direito de cidadão com o usufruto da inclusão escolar. E que a equipe conseguiu, neste ano, a integração de um dos moradores à família num período que levou mais de 6 meses para ser efetivado.

CAPSI

O Centro de Assistência Psicossocial Infantil (CAPSI) é a unidade do CIASPS Adauto Botelho que dão assistência a crianças e adolescentes que apresentam sinais ou sintomas de transtorno mental. Em 2009 deram entrada no CAPSI 515 novos casos de crianças e adolescentes, mas o total de atendimento clínico da unidade chegou a 942 usuários, todos inseridos em alguma atividade de tratamento, incluindo a modalidade de atendimento interinstitucional (escolas, hospitais, Conselhos Tutelares, Promotoria, etc).

UNIDADE II

A Unidade II desenvolve ações através de abordagens terapêuticas de intervenções breves, centradas no atendimento individual e grupal, com ênfase na recuperação do paciente para o convívio social, respeitando a individualidade de cada um.

Os pacientes da Unidade II são atendidos com assistência médica, de Enfermagem, psicológica e de Arte Terapia. “Para integração dos pacientes ao convívio familiar, evidentemente, é necessário que a família também receba cuidados de atenção psicossocial no sentido de aprender a conviver com o paciente. Por isso a Unidade II oferece esse atendimento também aos membros da família dos pacientes em recuperação”, explicou o responsável técnico da Unidade, Fernando Eustáquio Gonçalves.

Durante o ano de 2009 a Unidade II realizou atendimento individual a 540 pacientes ao passo que dispensava atendimento a 80 famílias. Foram realizados, ainda, 200 consultas em Clínica Geral, 15 consultas em diversas especialidade, 15 consultas odontológicas e duas cirurgias.

Pelo menos 8 pacientes progrediram ao ponto de receberem alta no tratamento dispensado pela Unidade II.

O setor de Arteterapia teve a participação de 400 pacientes que trabalharam em Horticultura, 208 que participaram de oficinas de Artesanato, 170 que participaram em oficinas de Pintura em Telas, 90 que participaram em Oficinas de Desenho e Pintura, 60 que participaram em Oficinas de Modelagem e 30 pacientes que participaram de Oficinas de Colagem.

CAPS/AD

A Unidade III, mais conhecida como Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/ad) tem como objetivo atender às necessidades de pacientes comprometidos com uso de álcool e drogas. Esses pacientes são encaminhados para o CAPS/ad pela Unidade de Pronto Atendimento do CIAPS Adauto Botelho ou via o Poder Judiciário que, verificando que dependentes químicos cometeram transgressões judiciais sob o efeito de álcool ou de drogas, recomendam sua internação para recuperação do vício.

Durante o ano de 2009 foram atendidos 407 desses pacientes, sendo 186 deles enviados ao CAPS/ad pelo Poder Judiciário. Dos 407 pacientes encaminhados à Unidade 338 eram usuários de drogas e 69 alcoólatras.

A equipe do CAPS/ad é composta por Médicos, Psicólogos, Nutricionistas, Arteterapeutas, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Educadores Físicos.

O CIAPS Adauto Botelho é uma Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e está localizado à Rua Adauto Botelho, sem número, no bairro Coophema, em Cuiabá.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet