Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Objetos desejados são vistos como se estivessem fisicamente mais perto

O desejo altera o modo como enxergamos o que está ao nosso redor. A descoberta foi apresentada em artigo na “Psychological Science”. Emily Balcetis, da Universidade de Nova York, e David Dunning, da Universidade Cornell, realizaram uma série de pesquisas para avaliar como o desejo afeta a percepção.


Em um experimento, participantes tiveram de estimar a distância de um copo d’água. Metade dos voluntários puderam beber água antes do teste; a outra metade comeu comida salgada, logo estavam com muita sede. Os voluntários sedentos disseram que a água estava mais perto do que aqueles que puderam beber água antes do teste.

Em outro, os voluntários tinham de lançar um objeto para acertar cupons posicionados à mesma distância. Os cupons estampavam um prêmio de US$ 25 ou um zero (ou seja, prêmio nenhum). A tarefa era obrigatoriamente tentar acertar todos os cupons, fossem valiosos ou não. Mas quem acertava o cupom de US$ 25 levava o dinheiro para casa. Os pesquisadores descobriram que os voluntários jogavam o objeto mais perto quando o alvo era o cupon que rendia prêmio, o que indica que eles viam o cupom fisicamente mais próximo.

“Essas inclinações surgem para encorajar o engajamento em comportamentos que levem à aquisição do objeto”, explicam os autores. Traduzindo: perceber que um objetivo está perto de nós (literalmente ao nosso alcance), nos motiva a perseverar para conquistá-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet