Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Daltinho quer SUS fazendo exames preventivos contra o câncer de próstata

O 4º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Adalto de Freitas – Daltinho (PMDB), propôs que os hospitais e demais unidades de saúde pública ou conveniados – integrantes do SUS (Sistema Único de Saúde) – deverão passar a realizar exames para detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, tal procedimento seja considerado necessário. 


O parlamentar observou que no Brasil, como em outros países do mundo, o perfil de mortalidade por câncer de próstata vem se alterando nas últimas décadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada seis homens com idade acima dos 45 anos pode desenvolver a doença sem que nem sequer saiba disso.

“O câncer de próstata é notadamente reconhecido como um problema de saúde pública, dada a sua magnitude no quadro de morbimortalidade masculina. Já existe, inclusive, consenso entre órgãos oficiais sobre o seu controle e à sua prevenção, sendo o conceito de prevenção em saúde relacionado a uma ação antecipada baseada no conhecimento da historia natural, a fim de tornar improvável o processo posterior da doença”, salientou Daltinho.

Um de seus principais objetivos é que o governo realize, anualmente, uma campanha estadual de prevenção do câncer de próstata. Ações envolvendo o setor da Saúde estão na pauta de trabalhos do peemedebista desde sua posse na Assembléia. No ano passado, por exemplo, ele propôs ao governo a implantação de um Centro de Referência da Saúde Preventiva no estado.

Entre os trabalhos, figuraram o desenvolvimento e a prática de prevenção, promoção, diagnóstico precoce, tratamento e vigilância da saúde por meio de medidas integradas de controle e assistência pertinentes à realização de exames médicos preventivos pelo Estado. Na ocasião, Daltinho observou que sua proposta era viável considerou “impressionantes” as estatísticas a respeito dos benefícios do check-up.

“No caso do câncer de próstata – uma das maiores causas de morte entre os homens – cerda de 70% a 90% dos tumores são curados quando descobertos precocemente. Já em relação ao câncer de mama – ‘o grande pesadelo feminino’ – há queda de 30% nos óbitos. Isso nos últimos dez anos, com a simples popularização da mamografia”, salientou o deputado na ocasião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet