Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DNA pode ajudar na criação de retrato falado

O cientista Mark Shriver, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, acredita que através de uma pequena amostra de DNA é possível montar uma espécie de "retrato falado" de alguém, algo que pode revolucionar o campo de investigações.


Segundo o site The Inquirer, a invenção de Mark Shriver se baseia no mapeamento de genes ligados à pigmentação da pele e já foi usado para ajudar a condenar Derek Todd Lee, um serial killer da Flórida, indicando que o suspeito era negro e não branco como afirmavam as testemunhas.

Agora, Shriver quer ampliar o poder da ferramenta, mapeando e explorando também os genes que definem o formato facial de uma pessoa. O cientista realizou uma extensa pesquisa genética de traços de diferentes origens, que facilitou a criação de um banco de dados complexo, que misturado com o mapeamento dos genes da estrutura facial permitiria criar uma imagem da face de um suspeito, noticiou o site Daily Mail.

De acordo com Shriver, o retrato-falado feito a partir das informações obtidas com a análise do DNA também pode "rastrear" até marcas específicas de uma pessoa de origem étnica, misturando pontos fixos do rosto, como por exemplo, cantos da boca e da ponta do nariz. Isso permite que o computador crie uma imagem de um rosto baseado na combinação genética encontrada no DNA.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet