Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ressaca de Carnaval

O antes e depois que pode te ajudar a fugir dessa roubada

O momento é de festa, afinal, é Carnaval, hora de liberar a colombina que existe dentro de você e se jogar na pista dos bailes mais quentes da cidade – com muita elegância, claro. Pretende beber ...

O momento é de festa, afinal, é Carnaval, hora de liberar a colombina que existe dentro de você e se jogar na pista dos bailes mais quentes da cidade – com muita elegância, claro.


Pretende beber um pouco a mais na festa? Então confira as dicas que o site de Marie Claire preparou para você se divertir sem sofrer com a ressaca do dia seguinte.

Preparação pré-festa

De acordo com a dermatologista Dra. Denise Steiner, sendo a pele uma parte do nosso organismo, ela interage com ele continuamente, é um reflexo externo do que acontece na parte interna, por isso, a primeira medida a ser tomada antes, durante e depois da festa é ingerir muita água, pois a desidratação da pele irá diminuir.
Usar antes de sair de casa um hidratante poderoso, que contenha em sua fórmula agentes como ácido hialurônico, sorbitol, uréia ou ácido glicólico, e que possua moléculas que segurem a água no interior da pele, segundo ela, também é de extrema importância e ajuda a manter a pele hidratada por um bom tempo durante a folia.

Cuidados básicos que podem ajudar enquanto estiver fora de casa
Para não descuidar durante a festa e garantir que você chegue em casa com a pele minimamente hidratada, Denise aconselha levar um hidratante na bolsa e reaplica-lo constantemente. “O uso de alguns tipos de água termal em spray durante o baile também pode manter a pele mais equilibrada e úmida”, sugere a dermatologista.

Como evitar o inchaço após uma noite de muita diversão e pouco sono
Existem diversos motivos que podem resultar no inchaço, entre eles uma alimentação com muito sal ou desequilibrada (com muito açúcar, álcool, etc) e também ficar muito tempo de pé, pois o retorno venoso se torna mais difícil devido à gravidade. Para evitar isso, as dicas de Denise são:
- Manter a alimentação leve, com muito líquido e pouco sal, antes das festas - no caso, bailes de carnaval;
- Erguer os pés, forçando a panturrilha - é bom para o retorno venoso;
- Intercalar momentos de dança com momentos de descanso;
- Colocar um calço na cama (altura de um tijolo);
- Usar uma meia compressiva durante o dia, antes dos bailes (se conseguir);
- Massagear as pernas com cremes específicos

Reabilitando a pele ao chegar da festa
Dependendo dos cuidados que se tem, a pele fica desidratada em maior ou menor grau, após a festa, por isso a dermatologista aconselha a manter a dieta leve e beber muita água para evitar uma desidratação mais profunda. “Nesse caso, ao limpar o rosto, você deve evitar qualquer produto que contenha álcool, e também esfoliantes e ácidos. Após a lavagem, use um creme hidratante bem gorduroso e numa camada espessa, para evitar a evaporação da água. Vale também usar máscaras calmantes e hidratantes após a festa, que ajudam a pele a reequilibrar”, ensina Denise.

Fios saudáveis e sem sinais de ressaca
De acordo com a dermatologista Denise Steiner, o cabelo ou couro cabeludo não apresentam mudança tão repentina de normal para oleoso durante uma festa. Mas como no baile o calor do ambiente é intenso e, por conta disso, o suor aumenta, é sempre bom lavar os fios ao chegar em casa. “Há a ressalva de que não se deve dormir de cabelo molhado, então talvez seja melhor deixar para lavar após um sono reparador”, aconselha ela. O que se pode fazer, segundo Denise, é lavar bem o cabelo antes do baile de Carnaval e usar produtos com silicone, para proteger os fios e deixá-los mais brilhosos.

Dicas para reduzir o inchaço nos olhos e as olheiras
“Manter uma dieta mais leve, com alimentos antioxidantes como frutas e verduras, além de evitar muito sal, ajudará a evitar o inchaço nos olhos e nas olheiras, da mesma forma que no resto do corpo”, explica Denise. Para desinchar também vale fazer compressas geladas de chá de camomila ou soro, usar hidratantes próprios para a área dos olhos – de preferência os que contém cafeína – e, claro, descansar.

Disfarçando o cansaço para voltar ao trabalho
Para chegar linda à quarta-feira de cinzas sem que ninguém note os resultados de tanta farra, vale lançar mão da maquiagem para ocultar sinais de vermelhidão no rosto e olheiras arroxeadas. Os corretivos nas cores verde (que anula manchas vermelhas) e amarela (que oculta as roxas) são uma boa opção. Dar preferência a produtos com vitamina C e E, além de antioxidantes (ácido lipóico, polifenóis) antes da maquiagem também ajuda a melhorar a aparência. “É importante lavar bem o rosto após a festa, com água gelada e sabonete neutro, e usar um hidratante, se possível com filtro solar, antes da maquiagem (que pode ser a mineral, por ser mais leve)”, ressalta Denise.

Dor de cabeça do dia seguinte
Aquela dor de cabeça chata insistiu em aparecer? Para atenuá-la, a massagista Dulce Campos recomenda a reflexologia nos pés. “Apóie o pé numa bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás, do calcanhar às pontas dos dedos, usando o peso do próprio corpo”, ensina. Segundo Dulce, os pés têm pontos importantes de alívio e relaxamento, e o uso da bola de tênis facilita o processo.
Outra técnica indicada pela massagista é o shiatsu facial, que melhora a oxigenação da cabeça e diminui a enxaqueca, além de estimular o sistema circulatório, aliviando a sensação de cansaço. “Basta pressionar os meridianos do rosto - áreas que vão do queixo à testa e do canto dos olhos às orelhas - com a ponta dos dedos durante dez minutos”, instrui.

Até quanto se pode beber para manter-se bem no dia seguinte, seguindo essas dicas?
Por questões genéticas, a tolerência ao álcool varia de pessoa para pessoa e também está diretamente relacionada ao seu peso e altura. Em geral, as mulheres são mais sensíveis ao álcool do que os homens, por exemplo. Misturar bebidas diferentes também pode ter influência direta nos efeitos da ressaca, piorando o estado pós-festa. “O ideal é beber muita água, intercalando com a bebida alcoólica, para atenuar seus efeitos. Outra boa dica é pular e dançar bastante, pois isso ajuda a metabolizar o álcool mais rápido”, ensina a Dra. Denise. Após todas essas dicas, fica a mais importante: respeitar os seus limites, sem abusar, para curtir o Carnaval e não sofrer com a ressaca depois.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet