Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ASBAI-MT orienta a população sobre as doenças

Os especialistas da ASBAI-MT (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Mato Grosso) estarão à disposição da população e da imprensa para esclarecimentos sobre alergia, durante a semana da Campanha 07 de Maio – Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, promovida anualmente pela ASBAI Nacional.


Dr. Luiz Augusto Pereira Inez de Almeida, presidente da ASBAI-MT, junto aos médicos da diretoria da regional irão orientar a população e falar à imprensa sobre doenças alérgicas. Também farão uma ação de distribuição de panfletos informativos em locais públicos, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção e dos cuidados das principais alergias.

“Faremos uma mobilização no Estado do Mato Grosso para levarmos a informação ao maior número de pessoas, promovendo, desta forma, o controle das doenças alérgicas e contamos com o apoio da imprensa nesse movimento”, afirma Dr. Luiz.

Sobre a Campanha 07 de Maio 

A  Campanha 07 de Maio – Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma é realizada em âmbito nacional, em 21 estados. O evento tem como objetivo conscientizar o público brasileiro sobre o diagnóstico, sintomas, tratamento e, principalmente, as formas de prevenção das doenças alérgicas, que atingem cerca de 30% da população, em geral.

As alergias respiratórias, mais comuns nessa época do ano, serão o carro-chefe da campanha, tais como rinite alérgica e asma. Também faz parte da iniciativa a conscientização de alergias a alimentos, a picada de insetos, ao látex e a medicamentos. O evento visa dar dicas de como fortalecer o sistema imunológico, para evitar a manifestação de doenças alérgicas.

Este ano, a ASBAI conta com o apoio institucional da Danone para a confecção de material promocional voltado à comunicação e conscientização da população para o tema central do evento. A iniciativa da ASBAI está alinhada à missão da Danone de levar a mensagem da importância de um sistema imunológico fortalecido, e assim promover a saúde para o maior número de pessoas.

Índices alérgicos

Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apontam que cerca de 30% da população, em geral, possui algum tipo de alergia. Aqueles que sofrem com as doenças alérgicas, em especial, as respiratórias, devem estar atentos a alguns cuidados durante o outono e inverno. A estação pode agravar ainda mais os casos de crises respiratórias como a rinite alérgica e a asma. A baixa temperatura e a umidade do ar propiciam o aumento dos alérgenos, partículas como poeira, ácaros e fungos, que causam reações alérgicas.

Os casos que mais preocupam os especialistas são os de asma. De acordo com a ASBAI, a doença acomete 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares (DATASUS 2001), 2.500 óbitos e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente, em salas de urgência e de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por tosse, sensação de aperto no peito, respiração curta e chiado no peito.

A rinite alérgica também é considerada um fator de risco para a asma. Segundo os especialistas, a doença compromete até 30% da população. Cerca de 80% das pessoas asmáticas também sofrem de rinite que, se não for tratada adequadamente, pode piorar as crises de asma. Os sintomas da rinite são: entupimento nasal, coriza, espirros e coceira, que aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos. A doença é a mais comum na infância, atinge cerca de 40% da população pediátrica. A rinite também pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes; por isso, é muito importante que, quando houver a necessidade de tratamento dentário, seja investigada e tratada a rinite alérgica.

Dicas saudáveis

· Mantenha a casa sempre ventilada e limpa: utilize pano úmido, guarde roupas e objetos dentro dos armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida.

· Evite estofados, cortinas, carpetes, bichos de pelúcia e cobertores de lã. Prefira edredons.

· Evite animais de pêlos ou penas dentro de casa. Se isto não for possível, lave o animal uma vez por semana.

· Não utilize produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móveis, desinfetantes e inseticidas, assim como perfumes e spray.

· Não fume e não permita que fumem dentro de casa.

· Combata a umidade excessiva e focos de mofo.

· É importante a prática de esportes e ter uma vida saudável.

· É fundamental uma dieta variada, com frutas, verduras, legumes e carnes magras, além de leite e seus derivados. Com as defesas fortalecidas, o sistema imunológico reage melhor às chances de desenvolver gripes, infecções ou alergias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet