Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Óleo de peixe ou de semente de linho: qual é o melhor para a saúde?

Como o óleo de semente de linho se compara ao óleo de peixe, em termos de benefícios nutricionais?


Acredita-se que o óleo de semente de linho e o de peixe tenham benefícios nutricionais semelhantes, mas é preciso uma quantidade muito maior de óleo de semente de linho para obter esses possíveis benefícios, disse o Sheldon Hendler, coeditor do "PDR for Nutritional Supplements", referência na área.

A maior evidência, a partir de estudos de ácidos graxos ômega-3 em óleo de peixe, é uma redução das triglicérides, uma forma de gordura encontrada no sangue. Outros possíveis benefícios incluem atividade anti-inflamatória; ação contra coágulos de sangue e placas arteriais; e proteção dos neurônios e da retina.

Ambos os óleos contêm ácidos graxos ômega-3. No óleo de peixe, os principais são o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosaexaenóico). Já no óleo de semente de linho, o principal é o ALA (ácido alfa-linoléico), um precursor do EPA e do DHA, que é convertido para esses ácidos graxos no corpo.

Os possíveis benefícios à saúde são principalmente atribuídos ao EPA e DHA, disse Hendler. "O efeito mais estudado é sua capacidade de diminuir níveis absurdamente altos de triglicérides, um fator de risco para doença cardiovascular, especialmente em pessoas com diabetes", ele disse.

A quantidade recomendada de EPA e DHA para essa condição é de 4g por dia, cerca de uma colher de chá, disse Hendler. Porém, são necessários 40g, ou cerca de três colheres de sopa ou mais, de ALA para produzir 4g de EPA e DHA no corpo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet