Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Variedades

“Guerra Fria e Histórias em Quadrinhos” é tema de dissertação

A relação entre os personagens da Marvel com a propaganda ideológica no pós-guerra é abordada


A dissertação de mestrado intitulada “Guerra Fria e Histórias em Quadrinhos: Política, Sociedade e Cultura no século XX” será defendida pelo aluno de mestrado em História Rogério Luiz Gabilan Sanches, na próxima sexta (17), às 14h, na sala 14, 1º piso do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT.

A banca avaliadora será presidida pelo professor Oswaldo Machado Filho, do Departamento de História e do Mestrado em História. Compõem a banca os professores Ernesto Cerveira de Sena e Cândido Moreira Rodrigues do Departamento de História e do Mestrado em História e o professor Yuji Gushiken, do Departamento de Comunicação Social e do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO).

A pesquisa se concentrou na análise de histórias em quadrinhos veiculadas no período da “Guerra Fria”, momento histórico marcado pela disputa ideológica entre os blocos capitalista e socialista. A dissertação analisa como os personagens da Editora Marvel Comics, como o Capitão América, Quarteto Fantástico, Incrível Hulk e Homem de Ferro funcionavam como instrumentos de propaganda política, no período de 1947 a 1989. Nos quadrinhos, os heróis representavam o bloco capitalista, em nome dos Estados Unidos da América, que lutavam contra “os vilões” do conflito, representados pelo Bloco Soviético.

Na apresentação será feita uma breve contextualização do período correspondente ao término da 2ª Guerra Mundial e início da disputa bélico-ideológica entre o Leste Europeu e países socialistas e os Estados Unidos da América, possibilitando uma melhor compreensão da correlação existente entre as aventuras dos heróis analisados e o momento histórico em que foram publicadas.

O trabalho também aborda a trajetória das histórias em quadrinhos: suas origens, seus pioneiros e sua consolidação como veículo de comunicação de Massa.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet