Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Variedades

De Luma a Lula! Veja as personalidades que serão enredo no carnaval 2012

Nunca antes na história desse país, e de nenhum outro também, as escolas de samba homenagearam tantas personalidades em seus enredos. Em 2012, parte do carnaval estará concentrado na biografia de gente como Dona Ivone Lara, Luma de Oliveira, Elza Soares, Roberto Justus e até o ex-presidente Lula. Confira abaixo quem vai dar samba e em que escola.


Luma de Oliveira

A morena que fez história na Marquês de Sapucaí como rainha de bateria será homenageada pela Estácio de Sá, que está no grupo de acesso do Rio de Janeiro. O carnavalesco Marcus Ferreira se inspirou em um texto do compositor João Bosco – que ilustrou um dos ensaios nus de Luma na "Playboy" -, para compor a sinopse do enredo “Luma de Oliveira — Coração de um país em festa!”. Marcus quer mostrar a morena brejeira, seu amor pelo samba e cenas que marcaram as passagens de Luma na avenida, como a da morena ajoelhada diante da bateria da Viradouro, e dela usando uma coleira em homenagem ao então marido, Eike Batista. Essa, aliás, será a única referência ao empresário. A ex-modelo pediu para que o enredo se concentrasse na sua história com o carnaval.

Ivone Lara

A primeira mulher a compor um samba-enredo no Brasil, e a fazer parte da ala de compositores do Império Serrano, em 1965, será homenageada pelo sua escola. A agremiação, que atualmente está no grupo de acesso do Rio de Janeiro, vai contar a história de Dona Ivone Lara - como é mais conhecida -, com o samba, sua história de amor com a Serrinha – como também é conhecido o Império Serrano -, seu trabalho ao lado da médica Nise da Silveira e alguns dos clássicos que ela eternizou na MPB, como “Sonho Meu”, “Acreditar” e “Alguém me avisou”. Tudo isso no enredo “Dona Ivone Lara: enredo do meu samba”, de Mauro Quintaes.

Clara Nunes

Outro ícone da MPB e do mundo do samba também estará na avenida em 2012. Com o enredo “A Tal Mineira”, a Paraíso do Tuiuti – que em 2011 contou a história de Caetano Veloso e foi campeã do grupo B -, espera vencer no grupo A, e voltar a desfilar no grupo especial do Rio de Janeiro. O carnavalesco Jack Vasconcelos quer comemorar os 70 anos da cantora e falar um pouco de sua obra na avenida.

Elza Soares

Ela morou na favela, passou fome, casou-se aos 12 anos, aos 18 já estava viúva, viu a morte dos dois filhos, teve um tórrido romance com o jogador de futebol Garrincha, foi a primeira mulher a puxar um samba-enredo na avenida e foi considerada a melhor cantora do milênio. Parte dessa biografia será contada no enredo “A Cabuçu dá a Elza na avenida!”, da Unidos do Cabuçu - escola do grupo C do Rio de Janeiro -, pelos carnavalescos Marco Aramha e Marcyo de Olliveira.

Roberto Justus

O empresário e apresentador será a figura central do enredo "O Reino dos Justos", da escola de samba Rosas de Ouro, do grupo especial de São Paulo. O carnavalesco Jorge Freitas pretende contar, através de uma fábula, a chegada de imigrantes húngaros ao Brasil, e tendo Roberto Justus, que tem descendência húngara, como figura central dessa história, na pele do Rei Mattias Corvinus , “O Justo”.

Luiz Gonzaga

Com o título de "O Dia Em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida Para Coroar o Rei Luiz do Sertão”, Paulo Barros e a Unidos da Tijuca querem festejar o centenário de Luiz Gonzaga na Marquês de Sapucaí. A ideia da vice-campeã do carnaval 2011 do grupo especial do Rio é contar a história do Rei do Baião de forma inovadora, como só Paulo Barros sabe fazer, e também revisitando o estado de Pernambuco, terra do Velho Lua.

Jorge Amado

Se a Unidos da Tijuca vai de Luiz Gonzaga, a Imperatriz Leopoldinense, também do grupo especial carioca, vai de Jorge Amado, que também completaria 100 anos se estivesse vivo. Com o enredo “Jorge, Amado Jorge”, Max Lopes vai abordar a vida do escritor e fazer referências à algumas de suas obras na avenida como “Capitães de Areia” e “Gabriela, cravo e canela”.

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues é outro ícone que terá seu centenário lembrado no carnaval. Sua história estará no enredo da Viradouro, que luta para voltar ao grupo especial do Rio de Janeiro. Alexandre Louzada - que também comanda os trabalhos no barracão da Mocidade -, tem a difícil tarefa de contar uma história que já esteve na Marquês de Sapucaí duas vezes: em 1994, com a Império da Tijuca, no enredo “Nelson Rodrigues, um beijo na Sapucaí”, e em 2001, com a Unidos da Tijuca com “Tijuca com Nelson Rodrigues pelo Buraco da Fechadura”.

Romero Britto

A Renascer de Jacarepaguá, que em 2012 vai estrear no grupo especial do Rio de Janeiro, escolheu o artista plástico Romero Britto para enredo. Com o título: "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia", a Renascer quer fazer bonito e contar a vida e obra do artista. Romero, que vive nos Estados Unidos há 20 anos, já confirmou presença no desfile da escola e em vários eventos da agremiação.

Cândido Portinari

Outro artista plástico também estará na avenida. Cândido Portinari será o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, do grupo especial do Rio. Com o tema "Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade". O carnavalesco Alexandre Louzada quer mostrar um outro lado do gênio da pintura. Quer revelar a história simples, do homem de pouco estudo, mas que nem por isso deixou de ser genial.

Lula

A Gaviões da Fiel vai levar a história do ex-presidente Lula para avenida em 2012. Com o enredo “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”, a escola vai falar do ex-operário do ABC Paulista que virou presidente do Brasil e, através dessa ascensão, falar da garra e coragem do povo brasileiro. As lutas sindicais, que fizeram parte da história de Lula e de São Paulo, também estarão presentes no enrendo. E é claro, a vertente corintiana do ex-presidente.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet