Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Cultura

TRADIÇÃO

Feira expõe produtos e cultura sulista na região Norte do Estado

Cerca de 50 expositores estarão comercializando produtos típicos da região Sul do país, na Fenasul, que começa nesta sexta-feira, em Sinop, e prossegue até o dia sete de agosto, no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira. Artesanato, culinária e apresentações culturais estão entre as principais atrações.


“A cidade de Sinop nos conquistou pela sua tradição e ousadia, por esses motivos resolvemos trazer para esta cidade encantadora, este evento que já é tradicional de Norte a Sul do Brasil”, comemorou Sérgio Silva, organizador do evento.

A feira já existe há oito anos e vem promovendo exposições de grande porte em várias cidades do país. Uma das mais recentes foi em Cuiabá. Em Sinop, serão dez dias de evento com comercialização de vinhos artesanais, queijos, salames, confecções, couros, calçados e artigos para decoração. Além disso, os visitantes também vão poder provar chocolates artesanais de Gramado (RS), doces de frutas cristalizadas e conhecer uma fábrica de pães e bolos da gastronomia gaúcha.

A dança e a boa música tradicionais do Sul dividirão as atenções com os produtos em exposição. Nesta edição, o grupo cultural de Novo Hamburgo (RS) realizará apresentações folclóricas como Sapateios, Dança dos Facões e Dança da Chula, em um palco especialmente montado no Centro de Eventos. As apresentações serão de segunda a sexta-feira, às 21h30. Já nos finais de semana, serão duas apresentações por dia, sendo a primeira às 14h e, a segunda, às 22h.

Cavalgadas, rodeios artísticos e campeiros serão alguns dos temas trabalhados na exposição do fotógrafo Antenor Tatsch Júnior, curador do museu que irá compor uma das atrações da Feira. São mais de 50 fotografias, no tamanho 50x80cm, que retratam momentos e símbolos da cultura gaúcha. O espaço apresentará também peças utilitárias, objetos característicos e peças da indumentária gaúcha.

Opções em couro expressas em calçados, cintos, bolsas e jaquetas que seguem as tendências da moda, estarão disponíveis. Malhas da Serra Gaúcha, lenços, roupas produzidas artesanalmente, bijuterias confeccionadas com Capim Dourado, são algumas das opções da grande variedade em produtos que serão expostos na moda masculina e feminina.

A feira também é uma boa oportunidade para que moradores de Sinop, que nasceram e cresceram naquela região, possam recordar a tradição. “Esse evento vai contar com grande participação da população sinopense, principalmente pelo fato da maioria ter vindo do Sul para colonizar a região”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Sinop, Nevaldir Graff, por meio da assessoria da Fenasul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet