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Terça-feira, 23 de julho de 2024

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Mercado de luxo: Daslu vai abrir loja em Cuiabá nos próximos meses

Grandes marcas, serviços de qualidade e conforto são aquisições ao alcance das mãos dos mato-grossenses, ou melhor, dos cartões de crédito ou débito dos consumidores da capital e do interior.

Foto: Otmar Oliveira

Mercado de luxo: Daslu vai abrir loja em Cuiabá nos próximos meses
Grandes marcas, serviços de qualidade e conforto são aquisições ao alcance das mãos dos mato-grossenses, ou melhor, dos cartões de crédito ou débito dos consumidores da capital e do interior.


Mercado de luxo é um dos que mais crescem no país e por aqui isso não é diferente, com a chegada de lojas de renome internacional e produtos reconhecidos pela qualidade e também pelo alto preço. Sucessos de Paris, Milão e Nova Iorque chegam em Mato Grosso ao mesmo tempo que chegam em São Paulo.

Neste mundo, de dinheiro e glamour, além da marca é preciso qualidade para se manter no mercado e público para garantir a viabilidade dos negócios.

Com ampla experiência e referência neste nicho de mercado, a empresária Karine Roder anuncia a chegada da loja Daslu em Cuiabá nos próximos meses, uma estreia da empresa paulista fora do eixo Rio-São Paulo.

Daslu cuiabana estará instalada na Vila Konceito, que irá reunir todos segmentos de moda da empresa em um espaço amplo e com acesso a serviços como restaurante e café.

Para Karine Roder, que revela ter sido um trabalho difícil convencer os administradores da Daslu a firmar a parceira, esta aposta é na verdade um mercado certo. "Acredito na potencialidade de Cuiabá e de Mato Grosso como um todo. Aqui temos uma demanda por moda de alta costura, mas que precisa ir até outras regiões para comprar. Vamos aproximar estes consumidores dos produtos que só a Daslu oferece".

Karine Roder não está enganada. Exemplos bem sucedidos comprovam o potencial consumidor dos segmentos Ae B, como mostra a empresária Karla Krause. Arquiteta há 10 anos, ela abriu uma loja de conceito em decoração e ao longo do tempo agregou serviços diferenciados à marca La Provence.

Ela recorda que quando inaugurou o salão de beleza e o spá percebeu a carência local por serviços que garantam qualidade e conforto, mesmo que com preços mais elevados.

Há 7 meses o La Provence foi reinaugurado como uma proposta até então inédita na Capital, um espaço de serviços e produtos integrados, que incorpora bistrô, spá, salão de beleza, agência de viagens e lojas de decoração, roupas e outros produtos.

"Aqui temos marcas exclusivas e produtos conceituados em ambiente diferenciado e os clientes pagam a mais porque querem qualidade", afirma Karla Krause ao ressaltar que as pessoas pagam porque sabem que aquilo que almejam será conquistado. Isso é o que leva a cirurgiã dentista Cássia Godoy a pagar a mais pelos serviços no La Provence.

Ela conta que antes de ir ao salão de lá não encontrava em nenhuma outra empresa o conforto e a qualidade que queria e por isso não abre mão de se cuidar, mesmo que pagando a mais por isso. Além do salão, ela também diz que o fato de ter outros produtos no local também se torna um atrativo extra.

Motivos

Para o economista Fernando Tadeu Miranda Borges o crescimento deste mercado é fruto da ascensão das categorias sociais juntamente com suas receitas e gastos. Fernando Tadeu ressalta que marcas e lojas de luxos e que possuem um público exclusivo não se instalam em locais sem que tenha sido feito um estudo.

"Se estão vindo para cá é porque sabem do potencial da sociedade local. Esta categoria de serviços e produtos não se arrisca em mercados apenas emergentes, precisam de segurança".

Proprietária da Vila Konceito, espaço da Daslu em Cuiabá, Karine Roder confirma que a direção da empresa antes de aceitar a parceria deve ter levantado dados econômicos do Estado que garantissem sua vinda para cá, além da experiência que ela tem com a representação de outras marcas na região e que permanecem na cidade.

Transformação econômica e consequentemente social foi o que levou Rafael Alvarez Paulino Jacobacci a investir em uma loja de produtos para cozinha que, além de serem voltados para o preparo de alimentos, também são decorativos.

"Existe uma tendência de transformar a cozinha em um ambiente de recepção na casa e isso já era buscado pelos consumidores daqui, porém precisavam comprar em outros estados". Além de trazer os produtos, Jacobacci garante que também mantém os mesmo preços dos grandes centro, o que não significa que seja barato.

De acordo com o proprietário da L'Harmonie, há fogões que custam de R$ 4 mil a R$ 42 mil e que isso garante uma variedade maior de público. "Nosso público tem crescido 70% ao mês, nestes últimos 2 meses", exemplifica.

Invasão do Interior

Viabilidade do mercado de luxo em Cuiabá é fruto também da presença constante da elite econômica do interior do Estado na Capital. Karla Krause explica que o que São Paulo representava para Cuiabá há alguns anos, hoje a cidade representa para os demais municípios mato-grossense. "As pessoas vêm para a Capital para fazer compras, acessar serviços e estão dispostos a pagar por isso".

Segundo Karla, justamente devido à presença freqüente deste público, o La Provence está realizando "trunk show", que seria uma espécie de feira de luxo, em 7 cidades pólos no interior, para levar os produtos até os consumidores e também fidelizar o público, que passa a conhecer o que está disponível em Cuiabá.

Esta força econômica que vem dos municípios mato-grossenses também garante a Karine Roder um reforço a mais na confiança pelo investimento feito.

Ela lembra que quando administrava outras marcas de luxo em Cuiabá, a participação das clientes do interior do Estado era expressiva no faturamento. Segundo ela, não se trata apenas da classe A, mas também do público B, que está em tendo maior poder aquisitivo e consome até mais que os ricos, que às vezes ainda estão presos ao mercado estrangeiro.

Economista Fernando Tadeu confirma esta característica local e explica que a Capital tem hoje uma população flutuante, que geralmente chega no fim de semana com finalidade de consumo ou que busca a cidade para estudar ou manter uma moradia para passeio.
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