Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Variedades

"slow travel"

Turismo de bem-estar no Brasil: confira 5 destinos para relaxar e renovar as energias

Foto: Reprodução

Turismo de bem-estar no Brasil: confira 5 destinos para relaxar e renovar as energias
A nova tendência mundial em viagens de férias é chamada de “slow travel”, que significa - como o próprio nome sugere, ir com calma, entrar em contato com a natureza, aprender algo novo e tentar tirar o máximo proveito de cada momento, abordando as férias do ponto de vista da saúde física e mental.


Leia mais
CPM 22 e Raimundos fazem show na 7ª edição da Oktoberfest 2024 em Cuiabá

 
Trata-se do chamado “turismo de bem-estar”, uma forma de aliar o autocuidado com conhecer novos lugares, para voltar à rotina e encarar a correria do dia a dia com as energias completamente renovadas.
 
Se bem a tendência do “slow travel” já existe há muitos anos, a pandemia deu ao segmento o impulso que faltava. Hoje, se estima que mais de 70% dos turistas brasileiros procura destinos de férias com a intenção de relaxar e descansar a mente.
 
O GWI (Global Wellness Institute ou Instituto Global de Bem-Estar em português) define o turismo de bem-estar (ou “wellness”, em inglês) como viagens associadas à busca do bem-estar pessoal, com a intenção de dar um upgrade na qualidade de vida.
 
Cada vez mais, a saúde holística e a prevenção ganham destaque nas decisões dos consumidores. Hoje, as pessoas buscam manter seus hábitos saudáveis e rotinas de bem-estar mesmo quando estão fora de casa.
 
Embora frequentemente confundido com o turismo médico, o turismo de bem-estar é diferente. Segundo o Global Wellness Institute, o turismo médico envolve viagens para realizar cirurgias, tratamentos odontológicos ou procedimentos estéticos, muitas vezes por serem mais acessíveis ou de melhor qualidade do que na cidade de origem.
 
O turismo de bem-estar, por outro lado, foca em práticas preventivas e holísticas que promovem a saúde física e mental.
 
No turismo de bem-estar, os viajantes podem adquirir algum pacote resort all inclusive para participar de atividades como exercícios físicos, aulas de ioga, meditação, pilates e tratamentos em spas.
 
No entanto, esse tipo de turismo vai além dessas práticas. Envolve também uma alimentação saudável, experiências imersivas na natureza e a construção de conexões entre pessoas. O objetivo é alcançar um equilíbrio total entre corpo, mente e espírito, proporcionando uma experiência transformadora e renovadora.
 
Para quem busca integrar saúde e viajem, o turismo de bem-estar oferece uma excelente oportunidade de continuar cuidando de si enquanto explora novos destinos.
 
É uma forma de unir o prazer da viagem com a busca por um estilo de vida mais saudável e equilibrado, garantindo que o bem-estar seja uma prioridade em qualquer lugar do mundo.
 
Confira abaixo 5 incríveis destinos brasileiros para manter um estilo de vida saudável durante as férias, cuidando do corpo e da mente.
 
1- Chapada dos Veadeiros (Goiás)

A Chapada dos Veadeiros é um destino especialíssimo para quem busca contato com a natureza e práticas de bem-estar.
 
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, a uns 240 km de Brasília, protege uma parte do cerrado brasileiro. Seus quase 66.000 hectares abrigam cachoeiras com águas cristalinas, piscinas naturais, trilhas e formações rochosas com mais de um bilhão de anos.
 
A região oferece uma experiência única de reconexão com a natureza. A presença de aves coloridas é uma das atrações visuais mais marcantes da Chapada. Periquitos, tucanos e araras-azuis, entre outros, dividem o espaço com tatus, veados e onças-pintadas. A flora é diversificada e muda de acordo com a estação do ano.
 
Muitos retiros de ioga e meditação são realizados na Chapada, aproveitando a energia mística do lugar. Além disso, a alimentação saudável e orgânica é uma prioridade nos estabelecimentos locais, complementando a experiência de bem-estar.
 
Um dos lugares destacados para se hospedar durante uma viagem de autoconhecimento na Chapada é o Santuário Osho Lua. Completamente integrado na natureza (há trilhas, prainhas e cachoeiras para todos os gostos), o estabelecimento não tem eletricidade e os quartos são super simples, porém aconchegantes. O local oferece práticas meditativas para reconexão com o essencial.
 
2- Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul)

A Serra Gaúcha é conhecida por suas paisagens montanhosas. É uma das regiões brasileiras mais procuradas pelos amantes do vinho e da boa gastronomia. Os principais destinos turísticos da Serra Gaúcha para turismo de bem-estar são Gramado e Canela.
 
São cidades pequenas, charmosas, românticas, com belas paisagens, ótima culinária e muita cultura. Conhecidas pela cultura da imigração alemã e italiana em sua arquitetura, gastronomia e modo de vida, oferecem uma experiência diferente da capital do estado, Porto Alegre.
 
Na Serra Gaúcha o ar que se respira é mais puro e tudo é relax. Gramado, muitas vezes chamada de “Suíça brasileira”, cativa os visitantes com suas ruas elegantes em estilo bávaro, decoradas com flores coloridas. A cidade também é conhecida por sua variedade de opções gastronômicas, incluindo restaurantes, cafés de estilo europeu e lojas de chocolates.
 
Canela, a poucos minutos de carro de Gramado, é bem menos glamourosa que a cidade vizinha e, portanto, mais atraente para quem procura um lugar mais calmo e tranquilo para desfrutar do sossego. 
 
Ambas as cidades oferecem uma combinação perfeita de relaxamento e bem-estar, com spas de luxo que proporcionam tratamentos terapêuticos e estéticos.
 
Toda a região da Serra Gaúcha também é ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas e ciclismo, e para aproveitar da gastronomia local, que incluem opções saudáveis e orgânicas.
 
3- Ilha de Boipeba (Bahia)

A Ilha de Boipeba é um paraíso tropical onde o tempo parece parar. Suas praias intocadas e a tranquilidade do ambiente fazem dela um destino perfeito para o turismo de bem-estar e o ecoturismo. A ilha oferece diversas pousadas e retiros que focam em práticas de ioga, meditação e massagens terapêuticas.
 
Além disso, a gastronomia local, baseada em frutos-do-mar frescos e ingredientes orgânicos, contribui para uma experiência de bem-estar completa.
 
Para os amantes dos resorts de luxo, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte Bahia é um dos grandes destaques da região.
 
A arquitetura do estabelecimento combina perfeitamente com a paisagem e a biodiversidade local e dispõe (além das praias) de um spa, o Anantara Spa, que oferece diversos tratamentos e massagens diferenciados com técnicas da Tailandia, um verdadeiro oásis para renovar as energias.
 
4- São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Localizada na Rota Ecológica dos Milagres, São Miguel dos Milagres é um refúgio tranquilo com praias paradisíacas e águas mornas e cristalinas.
 
É o destino ideal para quem busca relaxamento e práticas de bem-estar em um ambiente super sossegado.
 
A região oferece pousadas e eco-resorts como o Mahre Hotel e Spa que promovem atividades como ioga, meditação, e tratamentos para a pele.
 
5- Campos do Jordão (São Paulo)

Campos do Jordão é um destino de montanha que oferece clima ameno e paisagens de tirar o fôlego. É conhecida pelo estilo centro-europeu de sua arquitetura (principalmente no centro, Vila Capivari) e geralmente recebe inúmeros turistas entre julho e agosto (é um dos principais destinos turísticos brasileiros de inverno).
 
A cidade é famosa por seus spas e centros de bem-estar de luxo, como o Carpe Diem Boutique & Spa, que oferecem uma variedade de tratamentos relaxantes e terapêuticos. Vale ressaltar que não é o melhor destino para quem tem um orçamento apertado.
 
Esses cinco destinos brasileiros oferecem certamente o ambiente ideal para quem deseja cuidar do corpo e da mente, promovendo uma experiência de bem-estar que vai muito além das simples férias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet