Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Variedades

papo de elevador

Seis de março é marcado por curiosidades e evento histórico

Todos os dias do ano contém fatos históricos e curiosos que já afetaram ou vão atingir uma parte do mundo. Neste dia 6 de março, não é diferente, e várias ocorrências inclusive da história brasileira, acabam esquecidos e somente são relembrados nos bancos da escola ou em sites de curiosidade. Pensando em deixar nossos leitores mais informados e dar dicas de assunto para aquele papo interessante com o sogro ou com os vizinhos no elevador, o Olhar Direto relembra aqui, algumas curiosidades do 65º dia do ano.


Vamos começar com o 6 de março de 1817 quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Acontecia nesse ilustre dia a Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres e liderada por Domingos José Martins. Dizem por aí que entre as principais causas da revolta foram o absolutismo monárquico português e a grande influência das idéias daqueles pensadores da França na época do Iluminismo. O objetivo era a independência do Brasil. Algumas pessoas foram executadas, e não houve proclamação da República, mas o espírito de luta frente ao abuso português seguiu em outras regiões do país e talvez seja desse dia que surgiu a expressão “Brasileiro não desiste nunca”. Ainda bem, hoje somos livres e independentes.

No dia 6 deste mesmo mês do ano de 1968 o famoso “timão”, finalmente quebrou o jejum de 11 anos e 22 partidas sem vencer o concorrente paulista Santos, que tinha o Rei Pelé em seu elenco. O nome dos heróis da nação corinthiana são Paulo Borges e Flávio Minuano que marcaram dois gols para o time do coração, levando a torcida a cantarolar pelo estádio: “"Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu". E assim virou-se uma página negra da história do Corinthians.

Já ouviram falar de Shaquille O’neal? Pois é, esse mesmo, um dos maiores jogadores de basquetebol norte-americano. Ele veio ao mundo neste sexto dia do mês de março em 1972, e trinta e oito anos depois e com $400 milhões de dólares a mais do que veio ao mundo, pesa míseros 147 kg em mais de dois metros de altura, e possui experiência no cinema além de já ter gravado alguns álbuns. Dá-lhe O'Neal!

Contudo, galáxias antes de 1947 nascia em São Borja no Rio Grande do Sul o petista Tarso Genro, que atualmente concorre ao governo gaúcho nas eleições de 2010. Tarso abandonou o governo Lula em fevereiro deste ano, deixando para trás o Ministério da Justiça mas não sua amizade com o presidenciável Lula, o qual ele acompanha desde 2004. Além de tudo isso, o pequenino de 63 anos concedeu recentemente refúgio político a Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua na Itália

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet