Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias

TREs já receberam 61,3 mil registros de eleitor para voto em trânsito

Os tribunais regionais eleitorais de todo o país já receberam 61,3 mil registros de eleitores para votar em trânsito no primeiro turno da eleição. Outros 58,2 mil eleitores se cadastraram para votar em um eventual segundo turno, de acordo com dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até as 17h40 deste sábado (14).


A diferença entre os registros de primeiro e segundo turno se explica pela conveniência do eleitor. Há casos em que o cidadão vai estar fora de seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro, quando ocorre o primeiro turno da eleição, mas não no dia 31 de outubro, data de um eventual segundo turno.

No balanço parcial divulgado pelo TSE nesta sexta (13), 38 mil eleitores já haviam feito o pedido de registro para voto em trânsito. Levantamento do G1 junto aos tribunais eleitorais, no entanto, mostrava que o número no final da sexta-feira era maior: 46 mil.

O prazo de registro se encerra neste domingo (15). Novidade nas eleições deste ano, o voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado. A regra permite ao eleitor fora de seu domicílio votar para presidente em uma capital de estado ou no Distrito Federal, desde que tenha feito o registro prévio.

Para se cadastrar, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral do país até este domingo, com título de eleitor e documento de identidade oficial com fotografia. Os horários de atendimento ao eleitor dependem de decisão de cada cartório eleitoral (veja na tabela ao lado os horários dos principais cartórios nos estados neste final de semana).

Reforço policial
Cinco estados pediram ajuda para a segurança nos dias de eleição. O Pará solicitou presença de agentes federais em 104 municípios, além do apoio da Polícia Militar. Santa Catarina também pediu ajuda de agentes federais, segundo o TSE.

Amapá e Tocantins contarão com reforço em áreas indígenas. No estado de Tocantins, haverá reforço da segurança nas seções das aldeias indígenas Xerente, Rio Sono, P. I. Xerente e Brejo Comprido. No Amapá, agentes federais irão trabalhar no município de Oiapoque.

Em Roraima, um helicóptero do Exército vai auxiliar no transporte de urnas nas localidades de difícil acesso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet