Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

PT-PI quer dissolver diretórios que apoiam candidato do PTB

O PT-PI tenta conter uma fuga de filiados da candidatura de Wilson Martins (PSB). O partido no Estado apoia o candidato a reeleição, mas diretórios municipais já manifestaram apoio aberto a João Vicente Claudino (PTB), ignorando a orientação do diretório regional do partido. O PT-PI já instaurou uma representação para dissolver os diretórios municipais que apoiam o candidato do PTB.


De acordo com os petistas, o motivo principal para o rompimento está em discordâncias administrativas e políticas entre PT e PSB. O rompimento é oficial nos municípios de Amarante, Miguel Alves, Parnaíba e Altos. Em Altos, Marcelo Mascarenhas (PT) é vice-prefeito de José Fonseca (PSB) e rompeu politicamente pelas críticas do prefeito ao governo federal e o governo do Estado, quando ainda era comandado pelo ex-governador e candidato ao Senado, Wellington Dias (PT). Em Parnaíba, o vice-prefeito Florentino Neto (PT) está ao lado de José Hamilton (PTB). Com isso, os dois diretórios, assim como os de Amarante e Miguel Alves onde PT e PSB se enfrentaram nas eleições municipais de 2008, optaram por apoiar João Vicente Claudino.

A punição aos dissidentes já foi pedida. Parte da direção estadual do PT já entrou com representação nas instâncias partidárias pedindo a dissolução dos diretórios rebeldes. Na prática, os dirigentes municipais passariam a não responder mais pela direção do partido no município. "Eu acho que temos de aprimorar as siglas e não fazer caça as bruxas.. O PT depois de fazer uma ampla discussão resolveu apoiar Wilson Martins", disse o presidente estadual do PT-PI, Fábio Novo, para defender a medida.

Fábio Novo disse ainda que o PT está com Wilson Martins. "Em 15 dias no interior pude ver que há apoio maciço ao governador Wilson Martins", destacou o presidente estadual do PT. Entretanto, ele reconhece que há problemas de relacionamento entre PT e PSB em municípios, o que ele trata como casos isolados. Novo explicou ainda que agora os pedidos de dissolução serão analisados pela executiva estadual do PT, que tomará uma decisão a respeito do tema. "O PT não vai fugir de tomar todas as providências em prol da fidelidade e da unidade", comentou sem dizer quanto tempo vai levar para que uma decisão seja tomada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet