Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

TRE de Santa Catarina manda PT tirar do ar programa eleitoral

O candidato ao Senado Federal pelo PT, Cláudio Vignatti, teve seu programa de televisão barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) por trazer depoimentos de apoio de prefeitos do PMDB.


A propaganda foi veiculada pela primeira vez na TV na última segunda-feira (13). Nesta quarta (15), o programa de rádio ainda reprisou o material, mas uma liminar da Justiça determinou sua retirada imediata do ar. Vignatti trouxe depoimentos de apoio dos prefeitos das cidades de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, e de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari. Ambos são do PMDB, que tem como candidato ao senado o ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

No programa, Edson Piriquito chega a afirmar que obras de saneamento em Balneário Camboriú estariam ocorrendo graças ao candidato do PT. "O Vignatti viabilizou os recursos, por isso quero elegê-lo senador", diz o prefeito peemedebista antes de apertar a mão do candidato do PT.

Rivaldo Macari também elogiou o candidato e suas "ações" para o saneamento básico. A imagem irritou os integrantes da tríplice aliança, formada pelo próprio PMDB, DEM e PSDB. Em Santa Catarina, os peemedebistas estão alinhados com o candidato do DEM Raimundo Colombo na disputa pelo governo estadual, além de Silveira e Paulo Bauer (PSDB) na corrida ao Senado.

A determinação de que o programa fosse retirado do ar partiu do juiz Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Na decisão, ele afirmou que o artigo 54 da Lei das Eleições (9.504/1997) proíbe textualmente a participação mediante apoio aos candidatos de qualquer cidadão filiado a outro partido político ou a partido integrante de outra coligação.

"Os comprovantes das filiações dos partícipes dos programas são suficientes, inclusive consta na própria propaganda impugnada que pertencem ao PMDB", afirmou na liminar.

Apesar da proibição, o programa com o apoio dos prefeitos do PMDB ao candidato Vignatti foi disponibilizado na internet na tarde desta quarta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet