Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

"Eleitor é o maior julgador", diz TRE sobre indefinição no DF

O desembargador Mário Machado, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), falou nesta sexta-feira (1) sobre a indefinição nas eleições locais por conta da candidatura de Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz.


"O eleitor é o maior julgador. Ele deve saber quem é seu candidato e em quem vai votar. Os recursos pendentes serão julgados. Chegaremos sempre a uma decisão no final", disse.

Weslian substituiu o marido na disputa há uma semana, depois que Roriz desistiu da candidatura por conta da indefinição do seu registro no Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se contra a aprovação do registro de Weslian. O caso deverá ser julgado pelo TRE-DF neste sábado (2).

"A sessão está designada para amanhã (sábado) para julgar o pedido de registro dessa candidatura em substituição. Não se sabe neste momento se será ou não deferido. Se for deferido, a situação é normal. Se não, seguimos resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que só contempla os candidatos que tenham tido seu registro deferido", explicou o desembargador. "Temos que aguardar o resultado das urnas e, inclusive, o resultado do pedido de registro amanhã".

Caso o TRE-DF negue o registro a Weslian, os votos da candidata serão considerados nulos, até que um eventual recurso seja julgado, podendo mudar o cenário depois das eleições.

O tribunal admite que a indefinição pode deixar o eleitor no Distrito Federal sem saber, na segunda-feira, quem é seu novo governador e se vai haver ou não segundo turno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet