Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Jornais estrangeiros antecipam vitória de DilmaEliano Jorge

Leitores peruanos e catalães têm mais certeza sobre os resultados das eleições presidenciais do Brasil do que os próprios cidadãos brasileiros. Foram levados a crer no que publicam El Comercio, de Lima, e La Vanguardia, de Barcelona, neste fim de semana, horas antes da votação.


O enviado especial Carlos Novoa relatou ao site de El Comercio, neste sábado (2), após acompanhar o último comício da candidata petista, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista: "Ninguém duvida que Dilma ganhará, o problema é se será no primeiro ou no segundo turno".

- O presidente Lula da Silva teve uma campanha bastante ativa, aberta com a candidatura de Dilma Rousseff. Para os brasileiros, o triunfo de Rousseff significa a continuidade de Lula, que se despede com um número recorde de aceitação - contou o editor das páginas internaiconais.

Ele mencionou danos causados à candidata governista pelas denúncias de corrupção da sua sucessora na Casa Civil, Erenice Guerra. Insufiente, porém, para diminuir seu eleitorado, na opinião de Novoa. "O povo brasileiro vai votar pela continuidade do Lulismo", opinou.

Sobre o candidato tucano, Novoa realizou uma avaliação negativa. "No último debate, Serra não soube o que dizer quando perguntado sobre a crise no Equador", criticou. "Serra é uma sombra de si mesmo, foi esmagado pela figura de Lula".

"Dilma vence no paraíso"

No jornal espanhol La Vanguardia, o título da reportagem sobre as eleições brasileiras é: "O 'paraíso' respalda a herança do presidente Lula".

- O nome do próximo presidente está escrito a fogo nas pesquisas. Em feminino. Dilma Rousseff se convertirá na primeira mulher que preside o gigante sul-americano. Só uma catástrofe pode impedir que esta ex-guerrilheira seja a sucessora do exitoso ciclo de Luiz Inácio Lula da
Silva - escreveu Robert Mur.

O jornalista lembra que a Constituição não permite o terceiro mandato consecutivo. "Porém, o presidente parecia candidato. Durante o último mês, participou em mais eventos de apoio a Rousseff do que em 2006, quando competiu pela reeleição", observou. "O que lhe custou seis multas que totalizam 20 mil euros, impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral".

- Em julho, a pouco carismática Dilma tinha somente 36% das intenções de votos. Graças a Lula, que correu o País junto com ela, agora está roçando a maioria absoluta. Nem os escândalos de corrupção que afetam o governo, ventilados nos últimos dias, afetaram significativamente sua progressão - assinalou Mur.

A descrição paradisíaca do Brasil é um tanto irônica. "O paraíso de praias de fina areia branca, de gente que sempre sorri, dança samba e toma caipirinha sob um coqueiro, ou da nudez e promiscuidade". Há outras visões do éden: "Há mais paraísos. Em São Paulo, o céu poderia estar no seleto bairro dos Jardins (...) E há outro paraíso próximo, onde vivem 61 mil pessoas empilhadas. É Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. Um Brasil dentro do Brasil".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet