Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Em Balsa Nova, eleições com identificação digital devem ser tranquilas

Balsa Nova, a 55 quilômetros de Curitiba, é uma das 33 cidades brasileiras onde a eleição deste domingo(31), é feita com o sistema de identificação digital (urnas biométricas). No primeiro turno, a novidade foi aprovada pela maioria dos eleitores, quase todos ligados a atividades agrícolas.


Segundo Denílson Schmitt, chefe do cartório de Campo Largo e responsável pelas eleições em Balsa Nova, no dia 3 de outubro, a identificação falhou para 27% dos 8,1 mil eleitores do município, índice que considerou elevado, pois em outros municípios as falhas ficaram em torno de 7%.

“No geral, o percentual de acertos variou muito em diferentes seções eleitorais. Os mesários estavam orientados a fazer apenas duas tentativas, mas hoje, que a votação será apenas em um candidato, estamos orientando um total de três vezes para cada um dos três dedos usados. A dificuldade pode estar no perfil do nosso eleitor, a maioria pessoas já aposentadas”, explicou a juíza eleitoral Nilce Regina Lima.

A expectativa é que hoje todo o processo ocorra com tranquilidade. “No primeiro turno todos os votos de Balsa Nova estavam apurados às 20 horas, neste segundo turno acredito que até as 19 horas já tenhamos os resultados de Balsa Nova”, prevê o chefe do cartório.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Regina Afonso, visita o município de Balsa Nova ainda pela manhã, para acompanhar os procedimentos adotados neste novo modelo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet