Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Modelo brasileiro de eleição informatizada desperta o interesse dos observadores estrangeiros

Responsável pela área internacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a embaixadora Susan Kleebank disse à Agência Brasil que há muitos pedidos de estrangeiros interessados em acompanhar o processo de votação e de apuração no país. A diplomata afirmou que os estrangeiros estão interessados, sobretudo, na tecnologia da urna eletrônica e na identificação biométrica dos eleitores.


Segundo ela, “a maioria dos observadores estrangeiros que acompanharam o primeiro turno veio por motivação própria”, com o interesse de “desenvolver programa similar nos seus países de origem.”

Kleebank lembrou que a maioria dos observadores internacionais veio de países de língua portuguesa, do México, da Colômbia, do Peru e da Argentina. No começo deste mês, o Itamaraty e o TSE organizaram um seminário destinado aos correspondentes estrangeiros para mostrar como funciona o sistema eleitoral brasileiro. Os participantes visitaram os locais de votação e conheceram as urnas eletrônicas.

“Os participantes indicaram satisfação e grande interesse em conhecer o funcionamento do sistema, para identificar possíveis aspectos que poderiam vir a ser objeto de projetos de cooperação nos planos bilateral e multilateral”, disse Susan Kleebank.

Para a embaixadora, o que mais desperta a atenção dos estrangeiros é a confiança que o eleitor tem no sistema. “Eu assinalo que há 14 anos [o sistema de votação e apuração] funciona bem, tem sido constantemente aperfeiçoado e, sobretudo, conta com a confiança do eleitor brasileiro”, disse ela.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet