Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Igual ao Senado

Deputados poderão atuar em duas comissões na Câmara

Foto: Reprodução

Deputados poderão atuar em duas comissões na Câmara
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado federal Luis Eduardo Alves (RN), vai apresentar esta semana uma proposta que reformula a composição das comissões temáticas na Casa. A ideia que será discutida na reunião de líderes partidários será a possibilidade de cada deputado federal ocupar duas comissões temáticas como titular e uma como suplente. Atualmente, os parlamentares são indicados para apenas dois colegiados, sendo um enquanto titular e outro como suplente.


A proposta, que é semelhante ao que acontece no Senado Federal, depende de acordo com os líderes e prevê apenas uma exceção. Caso o parlamentar ocupe uma cadeira como membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que será presidida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ele ficará impossibilitado de ser titular em outra comissão.

Pleiteando uma vaga na Comissão da Amazônia, Desenvolvimento Regional e Integração nacional, o deputado Valtenir Pereira (PSB), que está acompanhando de perto este debate, considera a proposta excelente e acredita que ela tem condições de ser aprovada.

“A proposta dá a oportunidade para os deputados participarem de mais comissões. Há comissões que só funcionam pela manhã e outras só à tarde. Então, em alguns casos, não há conflito nos horários”, afirmou o deputado, que pretende também atuar em prol da agricultura familiar na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr).

Questionado sobre a idéia sugerida pelo líder de seu partido e se os parlamentares darão conta de participar de mais um colegiado para discutir projetos e propostas, o deputado federal Carlos Bezerra classificou o debate como positivo. “Acho a proposta boa e os parlamentares mais dedicados darão contra do recado”, disse Bezerra, que inicialmente reivindica a titularidade na CCJ e a suplência Capadr.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet