Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política MT

mudando o quadro

CCJ da Câmara aprova criação de Varas do Trabalho para Mato Grosso

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de aprovar, por unanimidade, o projeto de lei 7621/2010 que cria seis novas Varas do Trabalho no interior de Mato Grosso.

13 Abr 2011 - 11:57

De Brasília - Marcos Coutinho/ Da Redação - Julia Munhoz

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de aprovar, por unanimidade, o projeto de lei 7621/2010 que cria seis novas Varas do Trabalho no interior de Mato Grosso. Relator do projeto na CCJ, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) informa que a matéria não terá problemas para aprovação no plenário ainda neste semestre.


De acordo com o parlamentar socialista, o próximo passo é articular junto a Mesa Diretora no sentido de encaminhar o projeto em plenário. As novas varas contemplarão os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Colniza, Alto Araguaia e Sapezal.

“Um grande passo foi dado para ampliar a cidadania e os direitos do cidadão mato-grossense, além de garantir a interiorização da justiça do trabalho”, declarou o presidente do TRT da 23ª Região, Osmair Couto, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

O magistrado lembra que a criação dessas varas é primordial, pois esses municípios são atendidos hoje por juízes itinerantes. “Colniza, por exemplo, é atendida pela Vara de Juína, que localizada fica a 354 quilômetros de estrada de chão. Aliás, em Colniza os direitos trabalhistas ainda são discutidos no grito e em alguns casos na faca, o que é lamentável”, destaca Couto.

Além disso, o deputado Valtenir Pereira lembra que muitos municípios de Mato Grosso crescem dois dígitos por ano enquanto a justiça trabalhista continua estaguinada. “O momento de mudarmos esse quadro é agora, porque a justiça trabalhista precisa acompanhar esse nível de crescimento”, ressaltou o parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet