Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Belo Monte

Dilma vai discutir conflitos em obras de usinas para evitar problemas em Belo Monte

A presidente Dilma Rouseff fará uma reunião com integrantes do governo, no próximos dias, para discutir as obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), a fim de evitar que se repita no local...

A presidente Dilma Rouseff fará uma reunião com integrantes do governo, no próximos dias, para discutir as obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), a fim de evitar que se repita no local conflitos como a ocorrido no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia.


De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a intenção é que o poder público esteja mais presente na construção de Belo Monte, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Carvalho, que participou pela manhã de cerimônia de comemoração do Dia do Exército, afirmou também que o governo quer mudanças na estrutura dos canteiros de obras, com alojamentos menores que facilitem a segurança e a organização dos operários.

Após conflitos nas usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, ambas em Rondônia, Gilberto Carvalho passou a mediar reuniões entre governo, empresários e sindicatos de trabalhadores para construir normas que regulem as relações de trabalho em obras de grande porte como as do PAC.

Os operários de Jirau ficaram cerca de um mês parados depois de um protesto por causa, segundo eles, das péssimas condições de trabalho no canteiro de obras. A manifestação resultou em depredação de alojamentos, veículos e equipamentos. Na Usina Santo Antônio, as obras ficaram paradas por cerca de 15 dias.

No início deste mês, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitou oficialmente ao governo brasileiro a suspensão imediata do processo de licenciamento da Usina de Belo Monte. Segundo a entidade, o objetivo é proteger as comunidades indígenas da Bacia do Rio Xingu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet